FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Cinco tendências no retalho para 2019

A Brandsdistribution.com destaca cinco tendências para o retalho, em 2019, depois de ter escutado as opiniões dos empresários do setor.

No próximo ano, o e-commerce converter-se-á em a-commerce, ou seja, plataformas de comércio online completamente automatizados, nas quais a inteligência artificial irá gerir os processos para os otimizar e obter maior rendimento.

Os fluxos de trabalho serão completamente automatizados, detetando tanto os problemas como as oportunidades antes que surjam, e apresentando cenários possíveis de mudança para todos os departamentos de comércio eletrónico.

Em 2019, também, a luta contra a Amazon fazer-se-á através do "dropshipping".

Se este ano tanto as lojas como as redes de distribuição e as marcas apostaram na criação de sistemas logísticos de "dropshipping" para agilizar e reduzir custos na logística, no próximo, o "dropshipping" converter-se-á na opção mais procurada tanto pelos retalhistas online como offline para fazer frente à Amazon.

Conseguir ser mais competitivo nas entregas e reduzir os custos com armazenamento, operações e gestão de stocks é vital para as lojas oferecerem um serviço de entregas mais rápido e direcionar recursos ao marketing.

As estratégias de CRM serão também mais importantes em 2019. Quem for capaz de personalizar a oferta de acordo com cada consumidor, reconhecendo-o quando interage com a marca nas redes sociais, na loja física e nos canais online, verá a repetição da compra, a cesta média e a recomendação a outros potenciais clientes aumentarem.

2019 será, ainda, o ano do "adeus" ao Facebook. Se em 2018 o foco da rede social esteve no aumento da interação dos utilizadores dentro da rede social, no próximo ano estará colocado em evitar perder utilizadores ativos. As mudanças nos algoritmos expulsaram primeiro as pequenas empresas, que viram a visibilidade dos seus posts cair a pique. Em 2019, serão as grandes empresas a reduzir o seu investimento de marketing no Facebook, como resultado da saída massiva de utilizadores da rede social. O Instagram parece ser o destino dos utilizadores mais jovens.

Finalmente, as compras tornar-se-ão ainda mais éticas. O como e o onde são questões que ganhem relevância no processo de decisão de compra e, em 2019, aspetos como a eliminação dos materiais não recicláveis nos processos de produção, o grau de contaminação por estes gerado e o contributo das empresas para a sociedade serão importantes para desviar o foco do preço.

Fonte: Grande Consumo