FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Chega ao Mercado Embalagem de Cartão Totalmente Renovável

????????????????????????????????????????????????????

O produtor finlândes de laticínios Valio é a primeira empresa a nível mundial a vender produtos em embalagens de cartão totalmente fabricadas a partir de materiais de origem biológica. Os consumidores podem adquirir estas embalagens nos retalhistas finlandeses já a partir desta semana.

A Valio vai lançar a nova embalagem com a sua marca Valio Eila® – bebida láctea sem lactose – que estará disponível em toda a rede retalhista finlandesa até meados de março; a recetividade dos consumidores à nova embalagem será utilizada pela empresa para tomar a decisão de alargar a utilização da embalagem a toda a sua gama de produtos pasteurizados.

“A Valio está empenhada em aumentar a percentagem de recursos renováveis no seu material de embalagem. Partilhamos com a Tetra Pak uma mesma visão da inovação e da responsabilidade ambiental. Estamos orgulhosos por sermos a primeira empresa em todo o mundo a disponibilizar os nossos produtos numa embalagem de cartão totalmente renovável”, refere Elli Siltala, Diretor de Marketing da Valio.

Os produtos estarão disponíveis no volume de 1000 ml em embalagens Tetra Rex de base biológica com sistema de abertura TwistCap™ OSO 34. As novas embalagens serão produzidas na fábrica da Valio em Jyväskylä, na Finlândia, numa máquina de enchimento Tetra Pak TR/28.

“Finalmente, ver chegar às prateleiras uma embalagem totalmente renovável é uma sensação fantástica e um testemunho do esforço de muitos clientes, fornecedores e dos colaboradores da Tetra Pak envolvidos em tornar possível esta realidade”, afirma Charles Brand, Vice-presidente Executivo de Operações Comerciais e Gestão de Produto da Tetra Pak. “Nos últimos anos, temos vindo a aumentar gradualmente a utilização de materiais renováveis nas nossas embalagens e esse trabalho irá continuar na medida em que ambicionamos alargar o conceito totalmente-renovável a outras áreas do nosso portefólio sem comprometer a segurança, qualidade ou funcionalidade.”

Nas embalagens Tetra Rex de base biológica, o polietileno de baixa densidade utilizado na laminação do material de embalagem em cartão e na base do sistema de abertura, bem como o polietileno de alta densidade utilizado para produção da tampa de rosca, são provenientes da cana-de-açúcar. Estes plásticos, tal como o cartão certificado pelo Forest Stewardship Council® (FSC®), são rastreáveis até à origem.

 

A embalagem Tetra Rex totalmente renovável pode ser identificada pela expressão “Bio-based” (de base bio) impressa no topo da embalagem.