Chef português alia-se a campanha #EUChooseSafeFood para demonstrar a segurança dos nossos alimentos
O que acontece quando cientistas e chefs de cozinha se juntam? Conheça o desafio #ScienceCooks e deixe-se aconselhar por estes especialistas quanto a como manusear os seus alimentos de forma a garantir a sua segurança. Além disso… delicie-se com as receitas incríveis que os chefs partilham consigo.
A ASAE e a EFSA continuam a sua missão de ajudar os europeus a fazer escolhas alimentares com confiança, prolongando a bem-sucedida campanha #EUChooseSafeFood por um segundo ano. A campanha explica o papel crítico desempenhado pela ciência e pelos cientistas na segurança alimentar.
O que acontece quando cientistas e chefs se juntam na cozinha? Decidimos descobri-lo com o desafio de culinária #ScienceCooks. Assista à diversão enquanto dois dos chefes mais criativos da Europa colaboram com dois cientistas alimentares da rede europeia que garante que os nossos alimentos são seguros. Com a participação do chef português Fábio Bernardino e da chef finlandesa Pipsa Hurmerinta com receitas especiais, este vídeo visa oferecer-lhe informação valiosa e útil transmitida por cientistas em segurança alimentar, como a excelente dica da Iva para armazenar azeite e os conselhos do Ermolaos sobre como servir queijo em segurança à temperatura ambiente. Os resultados são deliciosos – desfrute experimentando as receitas em casa!
“Esta campanha visa capacitar os consumidores com informação que permita dar-lhes confiança nas escolhas saudáveis para si próprios e para as suas famílias, onde quer que se encontrem na Europa. Esta importante iniciativa irá reforçar positivamente a confiança dos consumidores no sistema de segurança alimentar da UE, que é apoiado por evidência científica e, como tal, a geografia alimentar mais segura do mundo”, explica Filipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE, adicionando que “o vídeo #ScienceCooks é uma forma divertida de adquirir algumas das informações mais relevantes no que diz respeito à segurança alimentar”.
Visando principalmente os cidadãos europeus entre os 25 e os 45 anos, a campanha explica o papel da EFSA e o seu contributo para a regulamentação europeia que protege os consumidores e todos os elos em toda a cadeia alimentar.
Um toolkit #EUChooseSafeFood incluindo visuais, curtas-metragens e posts de redes sociais em diferentes idiomas está disponível no website da campanha, facilitando o envolvimento das autoridades e associações nacionais na campanha.
Para mais informações, consulte aqui.