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Revista TecnoAlimentar

Checkpoint revela a nova solução RFreshID™ para melhorar precisão de inventário e reduzir o desperdício

Apesar das crescentes preocupações em torno do desperdício alimentar, mais de 89 milhões de toneladas de alimentos são deitados fora todos os anos na Europa. O setor do retalho de produtos de mercearia contribui com cerca de 5% para o montante total, muitas vezes, devido a produtos frescos fora de prazo, o que equivale a mais de 4,45 milhões de toneladas

A gestão dos prazos de validade dos produtos perecíveis requer que os retalhistas tenham uma visão global do respetivo inventário em qualquer altura. Aqui, a precisão do inventário não só garante que os proprietários da marca têm uma visão completa de todas as mercadorias e da sua localização na cadeia de fornecimento, mas também contribui para reduzir as vendas perdidas e melhorar a eficiência.

Até à data, os retalhistas têm confiado em inspeções visuais e demoradas para detetar os prazos de validade dos produtos perecíveis e gerir as necessidades de reposição, com menos de metadea utilizar um sistema automatizado que permitem controlar os níveis de inventário, mas não os prazos de validade

Neste sector, os retalhistas enfrentam um desafio extremamente difícil. A gestão dos prazos de validade não só é crítica para a qualidade e venda dos produtos na loja, mas também para a responsabilidade dos retalhistas em proteger os consumidores, assegurando que quaisquer produtos fora de prazo são identificados e removidos rapidamente.

Para ajudar os retalhistas a revolucionar a gestão dos produtos frescos, a Checkpoint Systems, líder mundial em soluções desde a origem até ao consumidor, apresenta a sua nova solução para alimentos frescos RFreshIDTM. Através da utilização da tecnologia RFID, esta solução permite que as lojas monitorizem com precisão os níveis de inventário e façam eficientemente a rotação do stock, uma vez que os produtos com prazos de validade próximos ou vencidos podem ser identificados com facilidade.

A nova solução, permite que os retalhistas façam a gestão do inventário e planifiquem com precisão o momento em que as reposições são necessárias, assim como quando o stock precisa de ser colocado à venda com possível desconto. Os clientes da Checkpoint que já utilizam a solução verificaram uma redução dos níveis de desperdício alimentar na ordem dos 60% , ao mesmo tempo que minimizam o tempo necessário para verificar manualmente a mercadoria em até 78% . Melhorias na precisão do stock foram também observadas, até 99,99%  no estoque e até 99%  na área de vendas. Ao melhorar os tempos dos ciclos de contagem, reduzir o desperdício e gerir com precisão os prazos de validade, os retalhistas podem usufruir de um aumento nas vendas graças a uma maior disponibilidade dos produtos.

Da entrega à eliminação

Graças ao RFreshID™ Encode da Checkpoint, os retalhistas podem registar informações específicas do produto e prazos de validade, antes de imprimir uma etiqueta RFID personalizada que pode ser colocada em produtos selecionados. A estação de codificação RFID armazena todos os dados na nuvem, o que permite que os retalhistas analisem quantos produtos foram codificados e quando, bem como os dias até expirar. Em loja, o RFreshID™ Scan da Checkpoint permite que os colaboradores utilizem um dispositivo portátil intuitivo que conta e localiza artigos específicos de forma rápida e precisa.

Este funciona em conjunto com o RFreshID™ Reporting para fornecer dados em tempo real, entre informações sobre reposição, validade, descontos, relatórios de desperdício, produtos para reabastecer e encomendar, bem como artigos que estão prestes a expirar ou que já expiraram. Ao concluir o ciclo da entrega até à eliminação, o RFreshID™ Waste fornece informações sobre a quantidade de produtos frescos expirados e remove automaticamente os produtos dos registos de inventário. Ao proporcionar uma vasta gama de benefícios aos retalhistas, a solução para alimentos frescos RFreshID™ da Checkpoint permite que os produtos sejas geridos e expostos na loja de forma mais eficiente.

Com a redução do desperdício e uma gestão mais eficiente do stock, os retalhistas também podem usufruir de um aumento das vendas. David Pérez del Pino, Business Unit Managing Director Checkpoint Systems Portugal & EMEA Channel comentou: «O prazo de validade dos produtos frescos apresenta um desafio único para os retalhistas do sector alimentar. Ao melhorar a gestão e a reposição de stocks, os retalhistas podem ver não só uma melhoria acentuada na rotação de stocks e nas vendas, mas também reduzir de forma crucial os atuais níveis de desperdício alimentar, não apenas evitável, como dispendioso. 

O RFreshID™ proporciona o mais alto nível de precisão e assegura que os retalhistas estão a apresentar o preço certo, no momento certo, no produto certo».

Sobre a Checkpoint Systems aqui.