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Revista TecnoAlimentar

Centro de Competências do Agroalimentar é ignição para empresas do setor

  • 15 novembro 2016, terça-feira
  • mercados

Em franco crescimento e com uma forte aposta na internacionalização, Vila Nova de Famalicão também se afirma na indústria de pré-cozinhados ultracongelados, e no caso concreto a Ferraz e Ferreira que está instalada há cerca de 40 anos, na freguesia de Vilarinho das Cambas.

Para Paulo Cunha, presidente da câmara de Famalicão, «esta é uma empresa que tem como pilar o pioneirismo da inovação, com o empreendedorismo bem patente. Quando surgiu em 1979 foi única a nível global neste segmento dos pré-cozinhados ultracongelados e foi fator de ignição do concelho e uma autêntica escola onde muitos vieram obter formação para criar outras empresas neste setor».

Satisfeito com os resultados e vocação desta empresa famalicense para crescer, Paulo Cunha salientou o conceito de empresa presente na Ferraz e Ferreira. «Há uma ligação muito forte e estável entre todos os colaboradores. Há aqui um espírito de família, de colaboração, um sentimento de pertença que é de todos».

Paulo Cunha realçou ainda a importância da criação em Famalicão do Centro de Competência no setor Agroalimentar como forma de alavancar o setor, permitindo ao setor ganhar escala e explorar novos produtos e mercados.

Quase 40 anos depois do seu aparecimento, a Ferraz e Ferreira continua a inovar e a fazer escola. O desenvolvimento de novos produtos é uma prática de décadas da empresa, sendo já mais de 200 os artigos produzidos pela empresa. É neste contexto que acaba de chegar ao mercado o hambúrguer de bacalhau, que foi apresentado ontem durante a visita do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, à Ferraz e Ferreira, no âmbito do roteiro Famalicão Made IN.

Em 2015, a empresa produziu 1,2 toneladas de produtos e emprega 35 pessoas. A cada hora são produzidos nas instalações fabris da empresa 15 mil rissóis dos mais variados recheios ou 25 mil bolinhos de bacalhau. Quarenta e cinco por cento da produção vai para exportação, com o Brasil à cabeça com a presença, com presença significativa na insígnia Qualitá, a maior cadeia de supermercados do Brasil e do mundo. 

Fonte: Correio do Minho