FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Celorico da Beira promove queijo Serra da Estrela no Japão

queijo

A Câmara Municipal de Celorico da Beira anunciou que está a promover o queijo Serra da Estrela no Japão, em conjunto com outros produtos endógenos de «elevada qualidade» produzidos no concelho.

Segundo a autarquia de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, o queijo produzido com leite de ovelha está a ser promovido no mercado japonês através da Associação de Amizade Portugal Japão (AAPJ).

«No final de 2016, surgiu a possibilidade de projetar os produtos do concelho internacionalmente, mais em concreto no mercado japonês, onde, com o apoio da AAPJ, o Solar do Queijo Serra da Estrela espera mostrar o concelho, a região e os produtos regionais de elevada qualidade», refere o município em comunicado.

A nota indica que, numa primeira abordagem ao mercado do Japão, a grande aposta do município, «numa estratégia concertada com outros municípios e entidades, passa por divulgar produtos como o queijo Serra da Estrela, apresentando-o como um produto “gourmet”, assim como o requeijão e o borrego, todos eles certificados com garantia de qualidade».

«Mas também o azeite, um produto com alto teor de qualidade e em vias de certificação», é promovido no âmbito da mesma estratégia, assinala.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, José Luís Cabral, citado na nota, explica que «atrair investimento direto é a meta para a segunda fase do trabalho».

No entanto, segundo o autarca, com a promoção de Celorico da Beira no Japão, o município também pretende atrair turistas para o seu território.

Celorico da Beira tem o epíteto de Capital do Queijo Serra da Estrela e possui o Solar do Queijo da Serra da Estrela, criado no final da década de 1990, onde o município divulga e vende queijo ao longo de todo o ano.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela abrange 18 municípios, nomeadamente, Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

Fonte: Lusa