FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

CATAA vence prémio de melhor apresentação Poster no Innovation in Mediterranean Traditional Foods

Decorreu, nos dias 13 e 14 de outubro de 2022, nas instalações do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a conferência "Innovation in Mediterranean Traditional Foods: novel products", potenciada pelo MORE - Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação que pretendia discutir a inovação nos Alimentos Tradicionais Mediterrânicos através da introdução de novos produtos e processos mantendo a sua identidade. Reúne investigadores, profissionais da indústria e consumidores para compartilhar ideias inovadoras neste campo e apresentar resultados das suas pesquisas/trabalhos nesta área.

O CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco esteve representado pelo investigador Mário Cristóvão com o trabalho Crispy orange: A multi-purpose ready-to-eat snack elaborado em coautoria por investigadores do CATAA, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Este trabalho resultou do desenvolvimento de lascas de laranja crocante, produzidos a partir de polpa de laranja. Este produto inovador, que valoriza a laranja posiciona-se como uma possível solução para o problema que assolou o sul do pais neste verão, com os produtores a desistir da sua produção devido à falta de escoamento, consequência das alterações de dinâmicas dos mercados causadas pela guerra na Ucrânia.

A participação do CATAA no Innovation in Mediterranean Traditional Foods decorreu no âmbito do projeto Cultivar, financiado pelo Centro 2020, pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER. O Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR pretende responder aos desafios que as fileiras do setor Agroalimentar da Região Centro enfrentam e do projeto FUSILLI do Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação da Comissão Europeia, sob Acordo No.101000717 com 12 Living Labs em 12 cidades Europeias diferentes, cujo principal objetivo é desenvolver planos alimentares urbanos dentro de seus contextos locais para alcançar uma transição holística integrada e segura para sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis, seguros, inclusivos e econômicos.