Campanha “Gosto do meu mercado” promove-se em Belgrado

A União Internacional de Mercados (WUWM) escolheu a capital da Sérvia para o grande evento anual da campanha “Gosto do Meu Mercado”, que acontece a 16 de maio de 2019.

mercado

A decisão foi agora tomada em sede de “committee meeting” da campanha, que é coordenada em Portugal pela SIMAB - Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores.

O evento, que vai decorrer no Mercado Noturno de Belgrado, acontece este ano em simultâneo com a “conferência da primavera” da própria União Mundial de Mercados, que se realiza também em Belgrado, de 15 a 17 de maio.

Face à integração do evento na primeira convenção anual da WUWM, este vai abdicar da designação de «cerimónia de lançamento» para assumir a de «celebração», assim se consumando o objetivo de relevar o papel económico e socio-cultural dos mercados.

Criada e impulsionada pela União Mundial de Mercados Abastecedores (WUWM), a campanha internacional “Gosto do Meu Mercado” (“Love Your Local Market”, no original), é coordenada em Portugal pela SIMAB desde 2018.

A campanha desenvolve-se já em mais de 30 países da Europa, América e Ásia e conta com a participação de mais de 3000 mercados, propondo a realização, particularmente durante o mês de maio, de atividades de promoção dos mercados como estruturas essenciais do comércio agroalimentar nas cidade e vilas.

Tendo em conta que os Mercados tocam no coração das pessoas, o “slogan” internacional escolhido para a campanha volta este ano a fazer referência à proximidade dos mercados na sociedade: no teu bairro, na tua rua, na paragem de autocarro... Mercados no Coração!

A campanha “Gosto do Meu Mercado” pretende enfatizar as relações entre comerciantes e clientes, assim como um conhecimento mais profundo obre a comercialização de produtos frescos, mantendo a estilização do coração como ícone para simbolizar a união das pessoas com os Mercados Abastecedores e Municipais.

Embora global, oferece a possibilidade de cada mercado participante propor e desenvolver as suas próprias iniciativas, utilizando material promocional que lhe possa ser sugerido e que servirá para cativar mais clientes e reforçar a sua atratividade.