FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Cabos bus chainflex com aprovação UL de 300V para maior redução de custos

A tensão UL 10 vezes superior dos cabos igus permite maior liberdade no projeto de seleção de uma calha articulada.

igus

Com o aumento da tensão para 300V, pode agora instalar os cabos bus chainflex ao lado de cabos com tensões mais elevadas. Anteriormente, todos os cabos com diferentes classes de tensão tinham de ser colocados separadamente de acordo com as especificações da organização de testes, UL. Com a nova classe de tensão, melhorada e aprovada pela UL, o utilizador melhora tecnologicamente e reduz os custos e o tempo no projeto da calha articulada.

A "Underwriters Laboratories" (UL), é uma organização independente dos EUA que testa a segurança em vários produtos. Os regulamentos em relação à proteção contra incêndio são muito exigentes. Apenas os produtos testados recebem o certificado UL, que garante a fácil aprovação das máquinas e sistemas em todo o mundo.

No que diz respeito à proximidade dos cabos, a UL estipula que todos os cabos com diferentes classes de tensão, numa calha articulada, devem sempre ser mecanicamente separados uns dos outros.

Por esse motivo, os departamentos de projeto têm de ocupar muito tempo e custos para selecionar as calhas articuladas. Para reduzir estas despesas, e melhorar a tecnologia, a igus aumentou agora a tensão de 30V UL para 300V nos seus cabos bus chainflex CF888, CFBUS.PVC, CF898 e CFBUS.PUR, que receberam o certificado UL.

Isto significa que os cabos com o mesmo nível de tensão podem ser colocados diretamente uns ao lado dos outros. Agora já não é necessário separar os cabos. «Isto pode reduzir o tamanho da calha e o trabalho de instalação necessário com os separadores», explica Rainer Rössel, gestor da unidade de cabos elétricos chainflex da igus.

Cabos bus suportam um teste de 17 milhões de ciclos

Os cabos bus estão disponíveis em quatro qualidades, com revestimento exterior em PVC ou PUR. Desta forma, o utilizador obtém sempre cabo que é o melhor tecnicamente e ao mesmo tempo o mais económico e que funciona em movimento. A elevada duração de vida dos cabos bus de 300V UL também foi demonstrada no laboratório de testes da igus com mais de 3 800 metros quadrados.

Aqui a especialista em motion plastics verifica todos os seus produtos para todos os eventos até falharem. Num teste, o cabo bus CFBUS.PUR.049 com um raio de curvatura de 10,3xd, suportou 17 milhões de ciclos.

Devido às numerosas séries de testes, a igus oferece uma garantia única de 36 meses em todos os cabos elétricos chainflex  para a seleção simples e rápida do melhor cabo do ponto de vista técnico, a um preço razoável, a ferramenta de cálculo de duração de vida chainflex é a ferramenta ideal.

Aqui pode simplesmente introduzir os parâmetros da aplicação e obter diretamente informações sobre a duração de vida e a comparação de preços das diferentes qualidades de cabo.