FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Blend e Swee vencem 4ª edição do From Start-to-Table

A Blend, uma aplicação desenhada especificamente para a gestão de bares e restaurantes, e a Swee, uma marca que se foca na criação de produtos vegan e saudáveis, foram as startups vencedoras da edição deste ano do From Start-to-Table, programa de aceleração da Startup Lisboa para negócios ligados ao ecossistema da restauração.

A Blend é uma aplicação de gestão de equipas desenhada especificamente para bares e restaurantes. Foi idealizada há três anos, por Constantinos Samuel, oriundo do Chipre, após se aperceber das ineficiências ocorridas em bares e restaurantes de amigos, ao nível da gestão da equipa. O objetivo da Blend é ajudar proprietários e gerentes a agendar, comunicar e gerir a sua equipa de forma eficaz poupando tempo e custos.

A Swee, fundada por Diogo Valente e Tiago, de Portugal, foi criada em julho de 2021 como marca de produtos vegan e saudáveis, depois de se terem apercebido de uma falha no mercado entre a relação preço/qualidade dos produtos vegan. A visão da marca é tornar o estilo de vida saudável acessível para os consumidores mantendo o sabor e textura dos produtos comercializados. Estes podem ser encontrados em supermercados convencionais e nas lojas da Uber Eats. Blend e Swee venceram cada uma 10 mil euros e acesso direto a incubação na Startup Lisboa por seis meses.

Os dois projetos foram selecionados, de entre os 22 finalistas, tendo em conta a diferenciação do modelo de negócio, a qualidade da equipa, assim como a capacidade de implementação do projeto, inovação no processo ou produto, impacto potencial no setor da restauração, potencial para o crescimento e escalabilidade, performance e progresso durante o programa e, no caso de conceitos de restauração ou novos produtos de F&B, o impacto social e ambiental que aportam.

Esta edição contou com uma iniciativa muito relevante para o programa, através da criação do Zomato Lab - um laboratório dinâmico que permitiu aos participantes do programa identificar de forma mais rápida algumas tendências do setor e disponibilizar uma série de métricas muito relevantes, referentes ao comportamento de um universo de 40 mil restaurantes e de mais de um milhão de utilizadores da startup, há mais de sete anos no mercado.

Esta foi a quarta edição do programa, que contou com projetos inovadores nas categorias de: Tecnologia para Restauração e Novos Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis.

Ao longo de oito semanas, os empreendedores dos projetos selecionados trabalharam na prototipagem e validação do seu produto e tiveram também acesso a especialistas do setor, mentores e investidores através de webinares, debates, talks e mais de 150 horas de mentoria. Entre estes estão representantes de players centrais do ecossistema da restauração em Portugal que são fundamentais para a concretização do programa, como a Delta Cafés, Sociedade Central de Cervejas e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. 

Sobre a Startup Lisboa

A Startup Lisboa é uma incubadora de empresas, sediada num edifício reabilitado na Baixa de Lisboa, com espaços de trabalho para acolher empreendedores e startups nas áreas de tecnologia, comércio e turismo, contando ainda com uma residência para empreendedores (Casa Startup Lisboa). Nasceu da vontade dos cidadãos, ao ter sido uma das ideias mais votadas no Orçamento Participativo de Lisboa, uma iniciativa do Município de Lisboa. Inaugurada em 2012, é uma associação privada sem fins lucrativos que conta com três entidades fundadoras: Câmara Municipal de Lisboa, IAPMEI e Montepio, a que se juntaram posteriormente também como associadas a Delta Cafés, a Roland Berger e a Universidade Católica Portuguesa.