FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Baker & Baker adquire unidade de produção de Pastel de Nata em Portugal

A Baker & Baker completou a sua primeira aquisição estratégica desde que se tornou uma companhia dedicada exclusivamente a produtos de Padaria e Pastelaria, após assinar um acordo com a empresa portuguesa Peipen.

Baseada em Peniche, a norte de Lisboa, a Peipen é um dos principais produtores de Pastel de Nata, em grande parte de produção artesanal.

A Peipen tem sido um fornecedor direto da Baker & Baker desde há vários anos, e com esta aquisição fica assegurado o fornecimento e crescimento a longo prazo, ao mesmo tempo que possibilita a instalação de linhas de produção adicionais para Padaria e Pastelaria.

A fábrica de Peniche emprega cerca de 60 pessoas e todos os colaboradores foram incorporados na Baker & Baker Portugal no início de setembro.

O Pastel de Nata, o mais popular doce típico de Portugal, tem apresentado um forte crescimento nos últimos anos em clientes de Retalho e Foodservice no Reino Unido e na Europa. As vendas anuais de Pastel de Nata da Baker & Baker têm registado nos últimos anos valores muito significativos, e na sequência desta aquisição espera-se um incremento das vendas e ganhos na distribuição.

A fábrica de Peniche é uma moderna unidade de produção de Pastelaria, com elevada qualidade, certificada pelas IFS e FDA. Originalmente detida pela Unilever, possui uma área de produção total de 5.000m². Atualmente a fábrica produz cerca de 1.000 toneladas por ano, sendo que a Baker & Baker planeia para breve a introdução de equipamentos e linhas de produção adicionais.

Na Peipen são atualmente produzidos outros produtos alimentares cuja descontinuação, está programada para final de 2022, permitindo a expansão da área produtiva focalizada em produtos de Padaria e Pastelaria.

A Baker & Baker adquiriu o portfolio de clientes bem como todo o equipamento e maquinaria, assumindo a total responsabilidade pela equipa existente e um contrato de aluguer de longa duração junto dos proprietários do imóvel.

A unidade de Peniche é a terceira da Baker & Baker em Portugal, para além de Santo Tirso e São João da Talha, e dá continuidade ao crescimento orgânico de longo prazo projetado para a Península Ibérica.

John Lindsay, CEO Europeu da Baker & Baker, comentou: “Estamos entusiasmados com a aquisição da Peipen. É um negócio sólido e que nos tem suportado enquanto fornecedor desde há vários anos.“

“A nova unidade complementa o nosso portfolio existente com uma gama atrativa e que suporta a nossa intenção de desenvolver o negócio de especialidades locais no mercado ibérico, adicionando rapidamente a necessária capacidade produtiva.”

“Estamos confiantes de que a Baker & Baker Peniche poderá trazer ainda mais crescimento ao nosso negócio, através de novos clientes para Pastel de Nata e introdução de novas gamas de especialidades de Pastelaria.”