FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Bairrada@LX: segunda edição no Mercado da Ribeira a 10 de março

Depois do sucesso da 1.ª edição, em 2015, os vinhos da Bairrada – onde se incluem os afamados espumantes, mas também vinhos brancos, rosados, tintos e licorosos – voltam a viajar até à capital para dar a conhecer o seu potencial.

vinhos

A 2.ª edição do Bairrada@LX (Lisboa) tem data marcada para sábado, dia 10 de março, das 15h00 às 20h00, no Estúdio Time Out, que fica no primeiro andar do Mercado da Ribeira, situado no n.º 49 da Avenida 24 de Julho, em Lisboa.

A organização do Bairrada@LX está nas mãos da Eira na Beira – empresa da qual faz parte uma bairradina de gema – e conta com o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB).

Por conhecerem muito bem os dois lados – o dos produtores e o dos enófilos – a aposta desta edição foi num evento com um número restrito de produtores (20), a ter lugar num espaço maior e com excelentes acessos.

«Comodidade e conforto foram palavras de ordem para nós! Somos acérrimos frequentadores deste tipo de eventos e sabíamos o que queríamos e o que tínhamos que evitar. São vinte os projectos vínicos presentes é fundamental que os visitantes circulem à vontade, possam conversar com os produtores, conhecendo as suas histórias, e provar os seus vinhos sem constrangimentos. Isto aliado à degustação de sabores da Bairrada», afirma Ema Martins, porta-voz da Eira na Beira.

Uma mostra que tem como objetivo promover de forma descontraída, mas muito assertiva, os produtos vínicos DO Bairrada e IG Beira Atlântico, permitindo uma “grandiosa” viagem pela Bairrada.

Enófilos, profissionais do setor e curiosos preparem as vossas agendas, porque há novidades, mas também antiguidades e raridades, para conhecer, degustar e harmonizar com o famoso Leitão à Bairrada e outras iguarias preparadas a preceito pelo restaurante Rei dos Leitões.

Da lista de produtores presentes estão: Adega de Cantanhede; Ataíde Semedo; Campolargo; Carvalheira Wine Creators; Casa de Saima; Casa do Canto; Caves Messias; Caves do Solar de São Domingos; Caves São João; Filipa Pato; Kompassus; Luís Pato; LusoVini; Quinta das Bágeiras; Quinta de Baixo; Quinta do Ortigão; Rama & Selas; Sidónio de Sousa; Vadio e VPuro.

A Rota da Bairrada também estará representada no Bairrada@LX.

À semelhança da edição anterior, estão previstas, sensivelmente de hora a hora, as chamadas ‘Bairrada Talks’, que se definem como apresentações de cinco a dez minutos, óptimas para quebrar o gelo e dar continuidade a este evento que se quer descontraído.

«Queremos promover a interacção e a proximidade entre consumidor e produtor, dando lugar a conversas únicas. Estão previstas pequenas apresentações pelos produtores/enólogos, que se poderão debruçar sobre vários tópicos como por exemplo, a região, um determinado vinho, uma casta, um ano de colheita, etc.», sublinha a organização.