FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Bairrada celebra ‘130 Anos de Espumante, 30 Anos de Denominação de Origem’

De 16 a 18 de Outubro, a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) junta um grupo de produtores e vai até à capital para dar a conhecer os seus vinhos e espumantes, na feira Vinhos & Sabores 2021, promovida pela revista Grandes Escolhas e pelo jornal Público. O momento alto dessa jornada acontece na segunda-feira, dia 18 de outubro, com a realização de uma prova especial dedicada aos espumantes da região.

Sob o mote ‘Bairrada: 130 Anos de Espumante, 30 Anos de Denominação de Origem’, a prova vai ser orientada por Pedro Soares, presidente da CVB, e Luís Ramos Lopes, director da Grandes Escolhas. Num espaço em forma de meia “bolha”, são catorze os espumantes que vão desfilar neste palco da FIL, onde, no final, haverá direito a brinde e uma sandes de leitão à Bairrada. 

É na região vitivinícola da Bairrada que têm origem mais de 50% dos espumantes produzidos em Portugal e esta predominância não acontece ao acaso. Foi na Bairrada que, em 1890 e pelas mãos do engenheiro Tavares da Silva, se deram os primeiros passos na criação deste vinho efervescente em Portugal.

Volvidos 101 de conhecimento, a 08 de Fevereiro de 1991, foi criada a Denominação de Origem para os espumantes Bairrada, passando a ter que cumprir os requisitos definidos pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) para poderem envergar o selo de certificação. Para celebrar 130 anos de espumante e 30 de Denominação de Origem, a CVB tem vindo a desenvolver um conjunto de ações, que se iniciou com um bar de espumantes e ostras na edição de Verão da Essência do Vinho Porto; segue com a presença na feira Vinhos & Sabores 2021, na FIL em Lisboa, onde vai ter lugar uma prova especial; e outras iniciativas a anunciar em breve.

A lista dos 14 espumantes na prova está dividida em quatro categorias: Baga Bairrada, brancos, rosés e referências históricas. Tirando uma mão cheia de raridades, onde se inclui um espumante com precisamente 30 anos (de 1991, ano da DO Bairrada para espumantes), os outros primam por estar no mercado e pela maioria dos seus produtores estarem presentes com expositor nesta feira.

A escolha dos espumantes para esta prova tem por base a diversidade de blends, que à exceção dos de Baga não se repetem e giram, na sua maioria, em torno de um reduzido leque de castas, consideradas as mais aptas a produzir espumantes de muita qualidade na Bairrada: Maria Gomes, Bical, Arinto, Cercial e Chardonnay, nas brancas, e Baga, Touriga Nacional e Pinot Noir, nas tintas.