FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Azeite do Alentejo à conquista da Escandinávia

O CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo continua a desbravar novas geografias e, desta vez, voa para a Dinamarca e Suécia para promover, junto dos seus consumidores, as qualidades do ‘ouro verde’ português.

azeite

Os dinamarqueses chamam-lhe olivenolie, os suecos olivolja e, cada vez mais, o azeite faz parte do cabaz alimentar dos consumidores escandinavos.

Para dar a conhecer as qualidades do azeite e os benefícios do seu consumo, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, que representa 28 produtores de azeite desta região portuguesa, prepara-se para viajar rumo à Dinamarca e à Suécia.

Esta ação de promoção compreende, em cada um dos países, provas técnicas e um jantar de harmonização com distribuidores, retalhistas, jornalistas e chefs, assim como degustações com consumidores locais, em lojas delicatessen de Copenhaga e Estocolmo – nos dias 30 de abril e 2 de maio, respetivamente.

«Com uma gastronomia que utiliza laticínios como base, os consumidores nórdicos só agora estão a descobrir os benefícios do consumo do azeite. Cada vez mais, estão a importar os hábitos alimentares da Europa do Sul, pelo que este é o momento certo para lhes dar a conhecer o melhor azeite do Alentejo, região responsável por cerca de 80% da produção nacional. Acreditamos que, no futuro próximo, a Dinamarca e a Suécia serão mercados muito importantes para o Azeite do Alentejo», salienta Mariana Teles Branco, responsável de marketing e qualidade do CEPAAL.

Em Copenhaga, no dia 30 de abril, a prova técnica para jornalistas e a ação de degustação aberta ao público vão ter lugar, entre as 11h e as 16h, na loja Stigs Oliven, no principal mercado da capital dinamarquesa, Torvehallerne KBH, conhecido pela qualidade e diversidade da sua oferta.

Já a promoção junto de distribuidores e profissionais irá decorrer na Residência da Embaixadora de Portugal na Dinamarca, Rita Laranjinha, que será a anfitriã de um jantar que terá assinatura do chef dinamarquês Jesper Witt Paustin e inspiração mediterrânica, além de harmonizado com os azeites alentejanos.Em Estocolmo, no dia 2 de maio, as ações com a imprensa e os consumidores suecos vão decorrer na mercearia gourmet Stockholm Ost & Chark, na pequena ilha de Södermalm, no centro da capital sueca, entre as 11 h e as 16h.

O evento profissional irá decorrer ao final da tarde no Hotel At Six, de cinco estrelas. O embaixador português na Suécia, Henrique Silveira Borges, estará presente.

Depois de ações de promoção nos Estados Unidos, Canadá, e Alemanha, ao longo dos últimos dois anos, chega a hora dos mercados escandinavos.

A Dinamarca e Suécia foram identificados pelos produtores associados do CEPAAL como mercados estratégicos de exportação.

Em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, Portugal exportou 454 mil euros de azeite para aquele país, o que equivale a apenas 0,08% do total das exportações portuguesas de azeite (perto de 579 milhões de euros).

Estas iniciativas na Dinamarca e na Suécia inserem-se no projeto de internacionalização “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados.

A intenção é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade coletiva ao produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao setor.

O projeto é cofinanciado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).