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Revista TecnoAlimentar

Azeite da Quinta do Portal vence Prémio de Melhor Design em concurso internacional

É mais um prémio para os azeites da Quinta do Portal. O conjunto rótulo/garrafa do Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium do produtor foi premiado com o galardão «Best Design Award» no BRAZIL iOOC 2022 - Brazil International Olive Oil Competitition (IOOC).

A organização, que premiou a Quinta do Portal com três medalhas de ouro consecutivas, tem um prémio especial dedicado ao packaging, pela importância crescente do design da embalagem na hora do consumidor tomar a decisão de compra. A avaliação é feita por um júri presidido pelo arquiteto Carvalho Araújo, criador da parte gráfica do concurso (selos e logotipos).

Num curto espaço de cinco anos, a aposta na olivicultura do produtor vinícola do Douro, sediado em Sabrosa, tem sido coroada de êxito, somando encómios e prémios em certames nacionais e internacionais ligados ao setor.

Há alguns anos que a empresa produzia azeite para consumo no restaurante da quinta, mas só em 2017 começou a comercializá-lo, com notável sucesso. Isto depois de ter feito a plantação de dois novos olivais, uma em bordadura, na Quinta do Confradeiro, e outra em sistema contínuo. Boa parte da produção destina-se ao mercado externo.

O Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium também já conquistou em Itália, um dos grandes produtores de azeites mundial, uma medalha de ouro, no EVO iOOC. Outra medalha de ouro foi arrecadada no Concurso de Vinhos de Trás-os-Montes.

Esta quarta edição do IOOC Brasil teve em prova mais de 100 amostras, com origem em 15 diferentes países e jurados provenientes de três continentes, o que atesta o caráter global da iniciativa, que, ano após ano, se impõe na cena internacional de eventos ligados à área dos azeites e da olivicultura.

De entre os países que se fizeram representar com amostras, destaque para paragens tão distintas como Israel, Uruguai, Tunísia ou Estados Unidos da América e a curiosidade de o painel de jurados integrar uma ucraniana.

O concurso realizou-se, simultaneamente, em Portugal e no Brasil, sendo que o local escolhido do outro lado do Atlântico foi o conceituado restaurante Kinoshita, em São Paulo, detentor de estrelas Michelin.