FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Azeite da Quinta do Portal vence “Best Design Award”

O BRAZIL iOOC 2021 - Brazil International Olive Oil Competitition, um dos maiores concursos internacionais de azeite, acaba de distinguir o Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium com a medalha de “Best Design Award”, que premeia o "cuidado colocado em envolver um excelente sabor com desenho de alto nível".

O galardão junta-se assim ao “Triple Gold” (três medalhas de ouro consecutivas) que o azeite do conhecido produtor duriense já havia conquistado em agosto último, no mesmo evento, pela regularidade e consistência técnica do produto em competição.

Para além de ser um dos fatores primordiais de comunicação de qualquer marca, o design da embalagem é um dos pontos de referência na hora da decisão de compra, permitindo “ganhar os olhos” e prender a atenção dos consumidores. E é por isso que o BRAZIL iOOC lhe dedica uma categoria especial, ao ponto de convidar alguns especialistas a fazer parte do painel de jurados.

A avaliação da componente de design da edição deste ano do Brazil International Olive Oil Competition esteve a cargo de Carvalho Araújo (presidente do júri), consagrado arquiteto, com obras icónicas em vários países, e criador do logotipo e selos do concurso; Marcelo Fernandes, nome de referência na restauração de São Paulo (Brasil), como o altamente premiado Kinoshita Attimo Per Quattro; o chef Rui Paula, personalidade incontornável da moderna cozinha portuguesa; Imene Trabelsi, especialista em azeites, professora titular de Marketing, especializada em Agroalimentar e Marketing de Azeite na Universidade de Sfax (Tunísia) e membro do Women in Olive Oil; Miguel Peixoto, CEO da Irmãos Peixoto, empresa de homeware e hotelware, com produtos de catálogo espalhados pelos melhores hotéis do mundo; e Hugo Carvalho Araújo, designer e fotógrafo.

O Azeite Virgem Extra Premium da Quinta do Portal, recorde-se, competiu (em provas cegas), durante dois dias, em Sabrosa (Vila Real), com mais de 100 rótulos oriundos de 10 países (Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, Itália, Portugal, Tunísia, Turquia e Uruguai). Alcançou então a terceira medalha de ouro consecutiva na iniciativa, o que lhe valeu o prémio “Triple Gold”.

Em junho último conquistou em Itália uma medalha de Ouro no reputado EVO iOOC, na senda de outras distinções.

A aposta da Quinta do Portal na produção e comercialização de azeite data de 2017. Isto depois da empresa ter começado a desenvolvê-lo para consumo nos seus espaços de restauração. Nos últimos anos fez duas novas plantações de olival, uma em bordadura, na Quinta do Confradeiro, e outra em sistema contínuo, unidades que se juntaram a um outro e que permite produção suficiente para responder à procura, sobretudo de mercados externos.