FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Auchan tem à venda máquina para desidratar alimentos

Com o novo desidratador de alimentos da Auchan, que custa 49.99€, já não há desculpas para não escolher o snack mais saudável. Este eletrodoméstico tem ganho cada vez mais protagonismo no quotidiano dos portugueses, pois promete ajudar a criar lanches e snacks saudáveis com uma textura crocante, práticos de consumir, fáceis de transportar e ideais para toda a família.

A desidratação consiste em reduzir os níveis de água e humidade dos alimentos, muito "apetecíveis" para bactérias e agentes patogénicos, permitindo preservá-los a longo prazo. Os alimentos desidratados têm, assim, uma maior validade, contribuindo para reduzir o desperdício alimentar.

Mas as vantagens não terminam por aqui. Cátia Gouveia Miguel, nutricionista da Auchan, aponta ainda a ausência de necessidade de refrigeração, o que permite transportar e guardar facilmente os alimentos sem ter de se recorrer ao frio, e a praticidade, já que a desidratação permite reduzir até 90% do peso do alimento, fazendo com que aquela maçã que pesava 150g na lancheira se transforme em práticas fatias que pesam apenas 25g.

Os alimentos desidratados são também menos sensíveis, logo menos propensos a acidentes no armazenamento e transporte, e, do ponto de vista nutricional, mantém todos os nutrientes intactos, com exceção feita para os nutrientes sensíveis ao calor, como a vitamina C, que se perde, em parte, no processo de desidratação.

A maioria dos alimentos frescos podem ser desidratados, mas os mais habituais são as frutas, vegetais, legumes e cereais, que se tornam snacks altamente nutritivos.

Com a máquina desidratadora Qilive, com uma potência de 350W, com configurações de tempo digital (secagem até 48 horas), tempo de secagem fácil e definido por incrementos de 30 minutos, temporizador de contagem regressiva e painel LCD com função de desligar automaticamente, o caminho para uma alimentação saudável e contra o desperdício alimentar é agora mais fácil.