FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ONU declara 2022 o Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2022 o Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) é o órgão encarregado de comemorar o ano em colaboração com outras organizações e órgãos competentes do sistema das Nações Unidas.

O sistema alimentar mundial enfrenta muitos desafios complexos, por exemplo, fome, desnutrição e doenças relacionadas aos alimentos; a crescente população mundial que necessita de alimentos em quantidades suficientes e saudáveis; a necessidade de reduzir a perda e o desperdício de alimentos; o esgotamento dos recursos naturais e os efeitos das mudanças climáticas, bem como as repercussões da atual pandemia da doença coronavírus (COVID-19).

Peixes, moluscos, crustáceos e plantas aquáticas são alimentos fundamentais, essenciais e indispensáveis ​​que as pessoas em todo o mundo consomem como parte de uma alimentação saudável, de seu patrimônio cultural ou de sua tradição culinária. Os pescadores e piscicultores de pequena escala e artesanais produzem grande parte desses alimentos e, portanto, o Ano Internacional representa uma oportunidade de destacar a importância da pesca artesanal e da aquicultura de pequena escala para nossos sistemas alimentares, meios de subsistência, cultura e meio ambiente. Os pequenos pescadores, piscicultores e trabalhadores da pequena pesca têm um enorme potencial para promover um movimento transformador na forma de produtos da pesca que são produzidos, processados ​​e distribuídos, bem como aqueles que são responsáveis ​​por fazê-lo. de queimar ou favorecer, com efeitos colaterais positivos que têm consequências em todo o sistema alimentar mundial.

O Ano Internacional visa aumentar a conscientização sobre o papel da pesca de pequena escala e da aquicultura; fortalecer a interação entre ciência e política; capacitar as partes interessadas a agir e estabelecer novas parcerias e consolidar as já existentes. Também pode servir como um trampolim para a implementação do Código de Conduta para a Pesca Responsável e documentos relacionados, por exemplo, as Diretrizes Voluntárias para a sustentabilidade da pesca de pequena escala no contexto da segurança alimentar e erradicação da pobreza, e para a adoção de medidas concretas em busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visto que estamos entrando na última década de ação para concretizar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Além disso, está no âmbito da Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas. Estas duas celebrações vão se complementar, dando maior visibilidade aos pescadores, piscicultores e trabalhadores da pesca artesanal e artesanal.

Por um mundo em que os pescadores artesanais e de pequena escala, os piscicultores e os trabalhadores sejam totalmente reconhecidos e capacitados para continuar contribuindo para o bem-estar humano, os sistemas alimentares e a redução da pobreza por meio do uso responsável e sustentável dos recursos pesqueiros e da aquicultura.