FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ASAE suspende atividade de grossista de carnes e apreende 38 toneladas de carne

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), procedeu esta semana, através da Unidade Operacional do Norte, à realização de uma ação de fiscalização após investigação num armazém de produtos alimentares congelados e refrigerados, localizado no concelho de Lamego.

Como resultado da ação, foram apreendidas 35 toneladas de carne, por falta de licenciamento, ausência de Número de Controlo Veterinário (NCV) e de número de operador/recetor, e ainda 3 toneladas de carne imprópria para consumo e com falta de rastreabilidade, cujo valor total de apreensão ascendeu a mais de € 61.000.

A atividade do estabelecimento foi suspensa e foi detido um responsável da firma pelo crime de comercialização de produtos anormais avariados.

Da investigação e ação de inspeção, foram verificadas que nas caixas de alguns produtos, existia uma rotulagem com data de validade ultrapassada e uma segunda etiquetagem com nova data de congelação e data de validade para assim poderem ser novamente colocados no mercado.