FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ASAE lança concurso público para o reforço tecnológico do controlo alimentar - Projeto ID CRISIS

A ASAE celebra o Dia Mundial da Ciência, anunciando o lançamento do concurso público para Reforçar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação no âmbito do projeto ID CRISIS.

ASAE

O Projeto ID CRISIS - Capacitação nacional para resposta a crises alimentares - tem impactos diretos na vigilância do mercado, na deteção de ilícitos, em que se incluem a fraude alimentar que opera a uma escala global e na defesa da saúde pública no quadro de investigação de toxinfeções alimentares coletivas, bem como na deteção eficaz de contaminantes nos alimentos, capacitando a resposta nacional para uma eficaz circunscrição de crises e antecipação de riscos emergentes. 

O ID CRISIS, divulgado virtualmente nas comemorações do 15º aniversário da ASAE, assenta numa dinâmica global e sinergética recorrendo a ferramentas e tecnologias de inteligência artificial que permitam benchmarking de resultados em contexto Big Data Europeu de segurança alimentar e saúde pública, materializando o espírito de modernização e capacitação da Administração Pública.

Opera-se um reforço tecnológico no LSA-Laboratório de Segurança Alimentar que promova a integração de redes de metadados de sequenciação e autenticidade, assim como a co-produção de dados potenciada pela deteção de aditivos e contaminantes emergentes nos alimentos. Através de investimento em metodologias inovadoras que aumentem a eficácia do controlo garante-se a saúde pública e a proteção dos consumidores, ao mesmo tempo que se diminuem gastos do Estado com a saúde dos cidadãos. 

Reforçam-se, assim, os direitos dos consumidores e a capacitação das empresas ao nível da respetiva resiliência face a acontecimentos adversos. Agiliza-se a capacidade de antecipação no despiste de situações críticas em toda a cadeia alimentar, de modo a mitigar-se o risco e o seu impacto na saúde dos consumidores, acautelando-se a manutenção da confiança nas empresas.

Torna-se por demais evidente, a importância do controlo eficaz da segurança alimentar, com influência direta, quer na saúde pública, quer na credibilidade da atividade das empresas no quadro de uma economia global, diminuindo-se de forma expressiva os custos de contexto empresariais, contribuindo-se ainda para a saúde e a qualidade de vida de todos.

Saiba mais no Concurso Público nº 1/ASAE/2020.