FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ASAE apreende 1,2 toneladas de géneros alimentícios

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)apreendeu cerca de 1,2 toneladas de géneros alimentícios e mais de 1.100 unidades de produtos diversos num valor global que ronda os 20 mil euros.

Entre as 20 horas do dia 27 e as 2 horas do dia 29 de setembro, a ASAE realizou uma operação de fiscalização, tendo por objetivo verificar as condições de transporte de mercadorias em circulação (bens alimentares e não alimentares) nas principais vias de acesso aos grandes centros urbanos, industriais, mercados abastecedores e zonas fronteiriças.

No âmbito desta operação, realizada em cerca de 50 locais em todo o território continental, com a participação de cerca de 150 inspetores, foram verificadas as condições higiosanitárias de transporte, o controlo de temperatura e a rotulagem dos produtos e a documentação de acompanhamento das mercadorias.

Durante a ação, desenvolvida em colaboração com a PSP e a GNR, foram fiscalizados cerca de 1.700 operadores, tendo sido controlados diversos produtos que se encontravam a ser transportados, designadamente produtos cárneos, pescado, fruta e hortícolas, pão, têxteis e calçado, peças de automóveis, produtos da construção e artigos para o lar, entre outros.

Como resultado da ação foram instaurados um processo crime pelo crime de contrafação e 25 processos de contraordenação, destacando-se como principais infrações o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta de rotulagem e irregularidades relativas ao controlo metrológico obrigatório.