FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

As 3 Tecnologias mais inovadoras na conservação de alimentos em 2014

pasteurizadoA pasteurização mediante microondas para a conservação de alimentos congelados ou refrigerados; as altas pressões e plasma de microondas como técnicas de conservação de pratos preparados, produtos lácteos, frutas e hortaliças e marisco; e os campos elétricos pulsados (PED) e aplicação de CO2 a alta pressão para a conservação de ervas e especiarias são algumas das tecnologias que geraram uma tendência na inovação em conservação de alimentos em 2014.

A crescente procura dos consumidores por produtos seguros, minimamente processados e que conservem o sabor e aroma faz com que a indústria alimentar esteja aberta à adoção de novas técnicas de conservação para dar uma adequada resposta. Neste sentido estão-se a produzir importantes avanços nas tecnologias de conservação de alimentos e, mais concretamente, no tratamento térmico.

– Sistema de pasteurização mediante microondas para a conservação de alimentos congelados ou refrigerados

Neste processo de pasteurização mediante microondas melhora significativamente a pasteurização térmica tradicional, oferecendo à indústria de alimentação um meio mais eficiente de tornar seguros os alimentos conservando o atrativo para o consumidor. Este processo permite controlar os microorganismos patógenos e os vírus e oferecer produtos de alta qualidade. O processo também permite que os alimentos tradicionalmente congelados possam ser refrigerados em vez de congelados, resultando numa poupança significativa de custos energéticos, para todos os agentes da cadeia de valor, até para o consumidor final.

– Altas pressões e plasma de microondas como técnicas de conservação de pratos preparados, produtos lácteos, frutas e legumes e marisco

A tecnologia de altas pressões (pressões até 600 MPa durante poucos minutos) ataca as bactérias patógenas, como a Salmonella ou a Listeria monocytogenes. Esta técnica evita o uso de produtos químicos ou aditivos sintéticos, mantém os níveis de vitaminas e alarga a vida útil dos produtos como os pratos preparados, produtos lácteos, marisco e frutas e legumes.

A esterilização por plasma de microondas: ao combinar os efeitos esterilizadores dos raios UV com os radicais oxidantes produzidos pelo plasma obtêm uma maior eficiência na inativação de microorganismos patógenos.

– Campos elétricos pulsados (PEF) e aplicação de CO2 a alta pressão para a conservação de ervas e especiarias

Estão a ser investigadas tecnologias não térmicas que têm capacidades antimicrobianas quando se aplicam isoladamente ou em combinação com outras, como o caso dos campos elétricos pulsados (PEF) e a aplicação de CO2 a alta pressão (HPCD).

Estas tecnologias são dois dos métodos de processamento não térmico mais prometedores. Eles ganharam um interesse crescente nas últimas duas décadas, já que podem proporcionar a pasteurização em frio de alimentos líquidos com um impacto mínimo nas propriedades nutricionais e organoléticas do alimento.

Sem dúvida, a tendência é clara na procura de processos de conservação de alimentos mais suaves que consigam manter as propriedades sensoriais dos mesmos: tecnologias alternativas menos agressivas mas igualmente eficientes no que concerne à inativação microbiana.

Ler aqui.