FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Arla prevê problemas no setor dos lácteos pós-Brexit

A cooperativa de lácteos Arla Foods considera que o Brexit pode deixar os consumidores do Reino Unido com menos escolha e preços mais elevados, transformando produtos básicos quotidianos, como manteiga, iogurtes, queijo e fórmula infantil, em luxos ocasionais, e tornando os queijos especiais «muito escassos».

queijos

A cooperativa de 11.000 agricultores, embora tenha sede na Dinamarca, possui instalações de produção em 11 países e é a maior produtora de laticínios do Reino Unido.

A empresa está a responder a um relatório da London School of Economics (LSE) sobre o Brexit.

A Arla Foods do Reino Unido disse que se as conclusões do relatório da LSE se concretizarem em relação às barreiras não-tarifárias ao comércio e ao acesso restrito ao trabalho depois do Brexit, a disponibilidade de manteiga, iogurte e queijo pode ficar restrita aos consumidores do Reino Unido.

Referindo-se ao relatório da LSE, a Arla disse que qualquer atrito e qualquer limitação no acesso a habilidades-chave significará que os consumidores do Reino Unido pagam o preço através de menos opções, preços mais altos e padrões alimentares potencialmente mais baixos.

A marca refere ainda que os problemas identificados no relatório da LSE significam possíveis problemas negativos para a indústria de laticínios no Reino Unido, com três resultados possíveis.

A primeira é que pode ser muito mais difícil importar produtos lácteos da Europa, levando a uma escassez de produtos lácteos e particularmente de produtos como queijos especiais, onde a oferta doméstica é limitada pela capacidade limitada de produção numa cadeia de fornecimento já rigidamente gerenciada.

Em segundo lugar, haveria uma pressão crescente sobre os custos e, em última instância, aumentariam os preços ao consumidor dos produtos lácteos. As importações atuais de produtos lácteos incluem queijo, manteiga, soro de leite, buttermilk e produtos fermentados, iogurte, leite concentrado, pós, leite e creme, fórmula infantil e gelados, o que significa que o impacto pode ser generalizado.

Finalmente, a Arla recorda que é possível encontrar maneiras de aumentar a produção e reduzir os custos agrícolas, o que, a curto prazo, pelo menos prejudicaria os padrões da indústria de laticínios do Reino Unido - algo que nem produtores nem consumidores aceitariam.

A empresa acrescenta que existem outros impactos potencialmente custosos em toda a cadeia de fornecimento, problemas que poderiam ser agravados pela escassez de veterinários, motoristas de caminhões e trabalhadores rurais após o Brexit.

Fonte: Milkpoint