FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

APROLEP celebra Dia Mundial do Leite

O dia 1 de junho é desde 2001 o Dia Mundial do Leite, uma iniciativa da FAO, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. O leite e seus derivados desempenham um papel fundamental na nutrição e no desenvolvimento humano saudável ao longo da vida, mas especialmente na infância. Alimentos de origem animal, incluindo leite, estão associados a melhor crescimento, desempenho cognitivo e desenvolvimento motor entre as crianças.

leite

O setor de laticínios está comprometido com uma produção ambientalmente responsável e não é um contribuinte importante para as emissões globais de GEE (Gases de efeito de Estufa), pois contribui com menos de 3% dos GEE e este carbono libertado foi antes captado pelas plantas cultivadas pelos agricultores. Além disso, as vacas leiteiras são recicladoras, transformando os caules de milho, trigo, ervas e subprodutos dos biocombustíveis e da alimentação humana em proteína de alta qualidade para consumo humano.

Devido à pandemia, em 2021 o dia do leite não será celebrado recebendo crianças nas quintas e vacarias da APROLEP ou organizando workshops sobre o queijo fresco nas escolas, mas a Associação continua a trabalhar a terra, a cuidar dos animais e disponíveis para comunicar, mesmo que à distância.  Neste sentido a APROLEP lançOU um passatempo para envolver as crianças, professores e pais, desafiando cada turma ou grupo a fazer um desenho a relacionar o dia do leite com o Dia Mundial da Criança.

Os 50 desenhos de 34 escolas e ATL participantes estão agora publicados na página do Facebook do Projeto “Leite é Vida”. Os três desenhos com mais “gostos” terão como prémio material desportivo, um trator de pedais, material escolar e, claro, todos receberão produtos lácteos.