FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Análogos de carne à base de vegetais: desafios tecnológicos e tendências de mercado

Texto: Stéphanie Reis, Maria Helena Gomes

Colab4Food (Laboratório Colaborativo para a Inovação da Indústria Agroalimentar)

A população mundial está a crescer e enfrenta o desafio de fornecer alimentos suficientes para todos, sem comprometer o futuro do ecossistema. A escassez de recursos naturais e a pecuária intensiva levantam uma série de questões de saúde pública, e relativas ao meio ambiente e ao bem-estar animal. Os análogos de carne à base de vegetais (ACBVs) são uma tendência de consumo para os próximos anos e podem ser uma opção sustentável para o combate à escassez de proteína animal.

O valor do mercado dos ACBVs deverá atingir os 2 500 milhões de euros em 2025. Este artigo pretende transmitir uma visão geral dos desafios tecnológicos que os ACBVs poderão trazer à indústria alimentar e apresentar algumas tendências de mercado que poderão ditar o futuro do setor.

A Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) prevê a necessidade de um aumento de cerca de 70% dos alimentos atualmente disponíveis, para fazer face ao aumento populacional esperado até 2050 (FAO, 2020). De modo a combater esta necessidade exacerbada de alimentos, torna-se crucial o investimento em alternativas alimentares mais sustentáveis e que respondam às necessidades globais. As preocupações recentes sobre a sustentabilidade, segurança alimentar e os impactos ambientais da pecuária intensiva estimularam a inovação em análogos de carne à base de vegetais (ACBVs). 

Continue a ler este artigo na Revista Tecnoalimentar nº30.