FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Amarante: universo do vinho verde em destaque

uvva

De 16 a 18 de junho, o Claustro do Convento de S. Gonçalo, em Amarante celebra os vinhos verdes, naquele que é designado por UVVA – Universo do Vinho Verde.

A organização promete «frescura, elegância e leveza», características dos rótulos produzidos na Região Demarcada dos Vinhos.

Naquela que é a 2ª edição do evento, o UVVA apresenta um programa diversificado, com mais vinhos a prova, chefes de cozinha de renome e mais animação.

O histórico Claustro do Convento de S. Gonçalo é, assim, o cenário preparado para celebrar o Vinho Verde.

Em prova livre apresentam-se referências e os mais recentes lançamentos no mercado, desde vinhos subtis e delicados a outros, mais complexos e longevos.

Produtores reconhecidos da região dos Vinhos Verdes marcam presença e, a pensar na harmonização perfeita, haverá ainda possibilidade de degustar o melhor da gastronomia regional.

O UVVA terá também conversas sobre o vinho conduzidas por conceituados especialistas e sessões de showcooking com chefes premiados.

Tiago Bonito, o novo chefe do estrela Michelin Largo do Paço (Casa da Calçada, Amarante), é o protagonista da primeira sessão, sexta-feira, 16 de junho, pelas 21h00. Cristina Manso Preto, conhecida por ter uma rubrica de culinária na RTP1, apresenta-se sábado, 17 de junho, pelas 18h00.

Vítor Matos, que lidera as cozinhas do Vidago Palace Hotel e do Antiqvvm (Porto, estrela Michelin), regressa a Amarante domingo, 18 de junho, pelas 18h00.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Amarante, através da InvestAmarante, com produção da EV-Essência do Vinho, parceria da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.