FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Alimentos saudáveis que pode grelhar

Uma alimentação saudável está, muito frequentemente, mais facilmente à sua disposição do que aquilo que imagina. Ainda que culturalmente sejamos sempre levados a considerar determinados alimentos em detrimento de outros, a verdade é que seguramente existem muitas opções saudáveis na sua dispensa e frigorífico à espera que os confecione de forma diferente.

Vegetais grelhados

Quando mencionamos comida grelhada, a maioria das mentes viaja imediatamente para um frango ou sardinhas a assar lentamente numa grelha. Porém, os melhores churrascos podem ter em conta algumas opções verdadeiramente surpreendentes da próxima vez que acender o lume.

Couve deliciosa

Grelhar qualquer tipo de couve trará uma abordagem nova e saborosa aos seus pratos. A couve coração é particularmente indicada para este efeito, podendo ser temperada de antemão para tirar ainda mais partido desta opção saudável.

Tempere-a com azeite, limão, sal e alho apenas e surpreenda todos aqueles sentados à mesa com um alimento que regra geral não deixa grandes memórias (até que o grelhe, pelo menos). De agora em diante, a couve não tem de ser um acompanhamento que é meramente tolerável na mesa, mas sim uma estrela em qualquer refeição.

Salmão em detrimento de carne

Decidir entre carne ou peixe poderia constar entre algumas das mais comuns interações entre membros de uma família. Por muito tentador que possa por vezes pensar num enorme e suculento naco de carne, a verdade é que uma posta alta de salmão fresco ombreia com essa opção e traz ao seu prato argumentos de peso.

De longe mais saudável, rico em óleo Omega 3, vitaminas e minerais, sentirá acima de tudo a leveza na hora da digestão, ao mesmo tempo que se vai poder deliciar com este peixe particularmente rico em sabor.

Vegetais da terra

Experimente tudo o que lhe ocorrer, desde cebolas, pimentos, tomate, courgette ou beringela. Todos estes vegetais são excelentes opções uma vez em cima da grelha. Não só absorvem bastante bem aquele convidativo aroma que provém do seu grelhador, caso observe atentamente de forma a não os deixar secos, descobrirá que se tornam extremamente suculentos e saborosos.

Os seus banais vegetais ganham assim uma nova abordagem como acompanhamentos de qualquer outro prato ou tornam-se a desculpa perfeita para ser a peça central de qualquer refeição.

Couve-flor grelhada

Para além de poder ser utilizada como substituto do arroz uma vez migada e assada no forno, a couve-flor é um vegetal extremamente delicioso uma vez grelhado.

Sem que seja necessária muita preparação prévia, basta temperar ligeiramente a couve-flor e deixá-la assar em lume relativamente brando para tornar este vegetal que nem sempre faz fãs numa atrativa opção para qualquer refeição.

Sempre que decidir que está na hora de fazer grelhados, poderá olhar com atenção para aqueles vegetais e opções mais saudáveis que tem à sua disposição. Muito frequentemente encontrará motivos mais que suficientes para fazer experiências e deliciar-se com o resultado.

Não só vai assim alargar o leque de opções quando desejar usufruir de uma refeição diferente, vai poder colher os benefícios de muitos destes alimentos para a sua própria saúde.