FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Alimentaria regressa a Barcelona em abril com cerca de 3000 empresas presentes

A feira de referência para a indústria de alimentos e bebidas espanhola e um dos principais expoentes do cenário de feiras internacionais retorna à Gran Vía da Fira de Barcelona de 4 a 7 de abril de 2022. Faltando dois meses para a abertura, grande número de expositores e participantes já se inscreveram para o evento e os seus detalhes finais estão a ser preparados.

Juntamente com a Hostelco, a feira líder da indústria alimentar e da sua cadeia de valor, pretende ocupar 7 pavilhões da Gran Vía da Fira de Barcelona, ​​com uma área de exposição líquida de quase 85 000 m2, incluindo espaços para congressos e outras atividades complementar à oferta comercial.

Assim, cerca de 3000 empresas irão compor a oferta global da Alimentaria e da Hostelco. De acordo com as informações dos expositores inscritos, a presença internacional será considerável: cerca de 400 empresas, 18% do total, virão de 52 países e ocuparão uma área de 15.000m2. Entre eles destacam-se os expositores estreantes do Brasil, Eslováquia, Austrália, Canadá, Emirados Árabes Unidos e Porto Rico.

87% das empresas que expuseram em 2020 permanecem fiéis à feira e reafirmam mais uma vez sua participação. Além disso, mais de 200 empresas participam pela primeira vez do evento em busca de oportunidades de negócios ou para explorar possibilidades de exportação.

Para J. Antonio Valls, diretor-geral da Alimentaria Exhibitions, a próxima edição da feira «permitirá promover o desenvolvimento da indústria de alimentos e bebidas, setor estratégico para a economia espanhola, bem como continuar a fortalecer a posicionamento dos produtos alimentares e bebidas espanhóis nos mercados internacionais, conectando empresas e promovendo o networking presencial com os principais decisores do mercado».

Portanto, a feira convidará 1400 principais compradores, importadores e distribuidores da Europa, América Latina e América do Norte para realizar cerca de 12 500 reuniões de negócios com empresas expositoras participantes da feira.

Ocupação máxima

Das 10 feiras específicas que compõem a Alimentaria, a Intercarn, setor de carnes e produtos cárneos, destaca-se pelo seu dinamismo, com mais de 14 000 m2 de área útil, tornando-se a maior feira da Alimentaria. Este setor é assim o porta-estandarte da Alimentaria 2022, avalizada pela indústria da carne espanhola, que reconhece a feira como a sua principal plataforma de negócios e internacionalização.

Por seu lado, todas as regiões autónomas de Espanha já confirmaram presença na Alimentaria e as restantes feiras já estão lotadas ou com níveis de participação próximos dos 90%.

Entre elas estão Interlact (laticínios e laticínios), Expoconser (conservas), Snacks, Biscoitos e Confeitaria (indústria de confeitaria e canal de impulso), Mediterranean Foods (alimentos da Dieta Mediterrânea, produtos frescos, azeites e óleos vegetais), Restaurama (Food Service) , e o novo espaço Alimentaria Trends, que incluirá subsetores de produção em voga, como delicatessen Fine Foods, Organic Foods, Allergen-Free, Halal Foods e Functional Foods; e Grocery Foods, que reunirá empresas de alimentos do mercado de massa. Por fim, os Pavilhões Internacionais reunirão toda a representação internacional e seguirá o exemplo da produção regional das comunidades autónomas de Espanha.

Alavancas para o futuro

Inovação, gastronomia e gestão ligadas à sustentabilidade e responsabilidade social vão definir o programa de atividades da Alimentaria, que aliará o seu conteúdo clássico a experiências e conhecimentos surgidos no ambiente empresarial pós-pandemia.

O Alimentaria Hub será o fórum sobre tendências e o futuro da alimentação. Mais de 200 especialistas confirmaram sua participação nos congressos, apresentações e palestras rápidas que terão foco em inovação, sustentabilidade, digitalização, novos hábitos de varejo, nutrição, saúde e segmentos em expansão, como proteínas alternativas e produtos halal.

Entre as novidades do The Alimentaria Hub está a Digital Food Arena, que reunirá oito startups que vão revolucionar o setor alimentar. Os oito serão escolhidos num programa (Food Hospitality Startup Revolution) promovido pela Alimentaria & Hostelco no qual participaram empresas emergentes da área de foodtech. Mais oito startups, também selecionadas por um júri multidisciplinar, estarão expostas na Área de Startups do Hostelco. Os participantes irão concorrer ao Food & Hospitality Startup Revolution Awards, que premiará a startup mais inovadora e com maiores perspectivas.

Por seu lado, a gastronomia vai expressar o seu estatuto de pilar estratégico e diferencial da Alimentaria na conferência2 "The Experience Live Gastronomia" com um programa de cozinha ao vivo, workshops, degustações e apresentações de técnicas culinárias em gastronomia sustentável, regiões, recuperação de tradições e investigação na alimentação do futuro, entre outras tendências. Mais de 30 chefs de topo com mais de 36 estrelas Michelin entre eles vão participar nos seis palcos deste grande espaço gastronómico.

Sinergias com Hostelco

A realização simultânea da Alimentaria com o Hostelco, o Salão Internacional de Equipamentos e Máquinas para a Restauração, Hotelaria e Coletivos, mostrará tanto a distribuição Horeca como canal a oferta mais completa e transversal de toda a cadeia de valor da restauração e restauração e indústrias gastronômicas.

As sinergias que se produzem entre as ofertas de ambas as feiras permitem-nos oferecer ao mercado cerca de 20 000m2 de área líquida dedicada à restauração e restauração com a participação de 600 empresas nacionais e estrangeiras.