FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

AlgaeTea®: chá de algas com elevado poder antioxidante

Por: J. Oliveira, A. Horta, R. Pedrosa e M. M. Gil

algas

O principal objetivo do trabalho foi o desenvolvimento de uma nova tisana “variante” do chá verde pela adição da alga Fucus spiralis (uma alga edível com elevado poder antioxidante).

Para isso foram testadas várias formulações e métodos de conservação: esterilização, pasteurização e filtração.

O efeito dométodo de conservação na quantidade de polifenóis totais, cor, aW e humidade relativa, ao longo de 30 dias, foi estudado.

A formulação de uma tisana com alga Fucus spiralis e chá verde revelou-se, tendencialmente, com maior concentração de polifenóis de que uma tisana apenas com chá verde ou Fucusspiralis.

Introdução

A expansão do consumo de chá verde nos países ocidentais parece ser viável e essa viabilidade tem estimulado a indústria de chá, com vista ao esclarecimento, perceção e preferência em diferentes culturas dos consumidores.

O chá verde é obtido a partir das folhas Camellias inensis, e para além da sua atividade antibacteriana e anticancerígena, ajuda também na redução do colesterol, sendo uma enorme fonte de antioxidantes.

Trata-se de um antioxidante natural e o consumo destes antioxidantes, como os compostos fenólicos que estão presentes na maioria das plantas, inibem a formação de radicais livres.

Os antioxidantes têm sido associados a uma menor incidência de doenças relacionadas com o stress oxidativo.

Os antioxidantes são substâncias que possuem propriedades capazes de proteger as células do corpo dos efeitos causados por radicais livres, que são moléculas ou átomos altamente reativos que acabam por causar efeitos adversos a nível celular.

O efeito dos antioxidantes evita, ou minimiza, esses danos causados pelos radicais livres e assim acabam por atuar na prevenção do envelhecimento celular, podendo mesmo ser eficientes no tratamento.

(Continua)

Aceda ao artigo na íntegra na edição n.º 6 da edição impressa da Revista TecnoAlimentar.

Solicite a edição ou a assinatura através do seguinte email: marketing@tecnoalimentar.pt.

Saiba mais aqui.