FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Aldi, Auchan, Danone, Deco Proteste e Nestlé promovem Nutri-Score

Aldi, Auchan, Danone, Deco Proteste e Nestlé uniram-se em prol da alimentação saudável e do apoio ao Nutri-Score. Para isso, criaram a página de Facebook Mais Nutri-Score, cujo objetivo é divulgar este sistema de informação nutricional que facilita a comparação de produtos alimentares, dentro da mesma categoria, contribuindo, dessa forma, para melhores escolhas alimentares.

As cinco entidades estão empenhadas em que Portugal adote também este esquema de informação nutricional nas embalagens dos produtos, tal como já acontece em sete outros países da Europa. O rótulo nutricional consiste num código de cores e de letras, colocado na frente das embalagens, que ajuda os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis, baseadas nos níveis de classificação, que vão de A – Verde escuro a E – Vermelho.

Aldi Portugal

O Aldi Portugal iniciou o processo de aplicação do Nutri-Score nas suas marcas próprias em abril. O esquema de informação nutricional já foi introduzido em outros países onde o Grupo Aldi Nord está presente.

Em Portugal, a introdução será gradual e terá início em marcas próprias de categorias relevantes: All Seasons, Alfacinha, Golden Bridge, King’s Crown e Rio d’Oro. “O Nutri-Score explicado de forma simples” é o nome da página na qual o Aldi disponibiliza aos seus clientes as informações mais importantes sobre este sistema e sobre o processo de implementação do mesmo.

Auchan

Por seu turno, o folheto da campanha nas lojas Auchan, inserida na Feira de Vida Saudável, que decorreu em maio, dedicou duas páginas ao tema do Nutri-Score, com visibilidade para produtos com este sistema de informação nutricional.

Foi, igualmente, distribuído aos clientes que efetuaram compras online e nas parafarmácias da Auchan um folheto explicativo do sistema Nutri-Score e de divulgação da campanha da Deco Proteste.

Danone

Quanto à Danone Portugal, que deu início à colocação do Nutri-Score nas embalagens dos seus produtos em 2020, tem na atualidade o esquema implementado em praticamente todo o seu portfólio, onde se destacam marcas como Activia, Actimel, Danacol, Danone, Danonino e YoPRO.

Deco Proteste

A Deco Proteste lançou uma carta aberta a favor da adoção do Nutri-Score como esquema de informação nutricional oficial em Portugal: Nutri-Score: exija o rótulo que fala para si

Nestlé

A Nestlé Portugal tem vindo a implementar progressivamente o sistema Nutri-Score nos seus produtos, desde o início de 2020. De momento, já existe em produtos de todas as suas categorias e marcas abrangidas, como Fitness, Estrelitas, Chocapic, Cheerios, Nat, Nestum, Nesquik, Nescafé, Garden Gourmet e Smarties.

A Nestlé é ainda a primeira empresa em Portugal a disponibilizar a informação nutricional em Braille nos rótulos dos seus produtos, já disponível nas embalagens de Nestum Mel e de Nestum Chocolate. Nos meses de junho e julho, promoveu também uma campanha digital, alinhada com outros mercados europeus onde está presente e que já adotaram o esquema de informação nutricional nos rótulos dos seus produtos.

Fonte: Revista Grande Consumo