FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Agroalimentar: exportações continuam a aumentar na Europa

As exportações de produtos agroalimentares europeus atingiram, no período de 1 de julho de 2015 a 30 de junho de 2016, um valor de 12,9 mil milhões de euros, ou seja, mais 2,1% do que os doze meses anteriores.

Os aumentos mais significativos registaram-se para a China com mais 20% e para os Estados Unidos com mais 12%. Estes dados foram publicados pela DG AGRI.

Entre os produtos que mais contribuíram para esta subida estão a carne de porco, com um aumento de 26%, o que corresponde a mais 986 milhões de euros.

O vinho também teve um bom desempenho, com uma subida de mais 5%, ou seja, mais 551 milhões de euros e os animais vivos com mais 24%, ou seja, mais 502 milhões de euros e os legumes mais 15%, o que corresponde a mais 403 milhões de euros.

As exportações para a Rússia continuam a cair, devido às restrições do embargo, enquanto se registaram fortes ganhos para novos mercados, como a Líbia com mais 49 milhões de euros (sobretudo cereais), enquanto as exportações para a Arábia Saudita, Israel e Turquia subiram 30 milhões de euros.

Fonte: Agroinfo