FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

AFINOMAQ celebra 25 anos

Em São Julião do Tojal, Loures, surge em 1992 a AFINOMAQ, uma empresa familiar portuguesa que desenvolve e fabrica bens de equipamento constituintes de soluções industriais personalizadas.

afinomaq

À data do seu 25º aniversário fatura mais de 5 milhões ao ano e tem mercados em 4 continentes do mundo.

A AFINOMAQ é um Grupo Fornecedor de Soluções e sobretudo um parceiro das empresas que pretendam desenvolver novos processos de produção eficientes ou reconverter e modernizar os seus equipamentos de linhas enchimento, capsulagem, rotulagem, transporte e manipulação de embalagens rígidas.

Os principais mercados de atuação são a Indústria Alimentar, Indústria Farmacêutica Indústria de Detergentes, Indústria Agroquímica e Cosmética entre vários outros onde o vasto “know-how” da empresa, em múltiplas áreas da engenharia, seja aplicável.

Assumindo-se como fornecedora destes bens de equipamento, a AFINOMAQ possui também uma forte componente de projeto o que permite, em conjunto com parceiros de confiança, fornecer e instalar soluções completas de linhas automatizadas e robotizadas de fabricação talhadas, procurando desta forma proporcionar mais valor aos seus clientes, mantendo sempre elevados níveis de responsabilidade social.

Dispõe ainda de serviços de assistência técnica e manutenção bem como realiza reconversão e atualização de equipamentos que se revelem antiquados (“retroftting”).

Em 2009 iniciou a fase de internacionalização através da exportação.

Atualmente as exportações representam em média 50-60 % do volume anual de negócios. Os principais países de exportação dos equipamentos são Angola, Alemanha, Espanha, França, Estados Unidos da América, Marrocos, Argélia, Moçambique e Bahrain.

Esta PME industrial portuguesa tem mantido um crescimento sustentado ao longo do tempo baseando-se principalmente na sua forte capacidade de inovação, engenharia e qualidade do serviço prestado numa constante procura de criar melhores produtos e soluções avançadas que antecipem e satisfaçam as necessidades de cada cliente.

É por esse motivo que o Grupo AFINOMAQ conquistou e fidelizou múltiplos mercados em várias geografas orgulhando-se assim de completar, em 2017, 25 anos de atividade.

O fundador, Paulo Lino afirma que «todos os dias são colocados no mercado milhares de produtos que usam, em algum ponto do seu fabrico, os equipamentos por nós concebidos e produzidos e isso é motivo de orgulho, mas também uma enorme responsabilidade».

Com 45 colaboradores (mais de 120 no grupo) a AFINOMAQ serve também hoje como “holding” de um Grupo que cresceu nos últimos 5 anos, com faturação média de 5 milhões de euros ao ano, através da aquisição de participações em novas empresas, o que permitiu acrescer a gama de valor oferecida aos seus clientes, e por outro lado começar a abrir novas fronteiras e áreas de negócio.

O facto de a AFINOMAQ estar constantemente à procura de novos desafios tem potenciado a criação e o desenvolvimento de novos produtos, mas ainda assim persiste a necessidade de criar algo disruptor que será a base para novas soluções – «caminhamos para ser um “player” na indústria 4.0», diz Paulo Lino que não esconde a ambição e potencial que o Grupo espelha.

A “Academia AFINOMAQ” e o investimento em startups são outros dos focos que permitiram fortalecer os “pilares“ de estabilidade da empresa rejuvenescendo quadros e técnicos sempre com os olhos postos no futuro.