FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

AEP está com 6 empresas numa missão à Colômbia e ao Panamá

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) está a acompanhar um grupo de seis empresas portuguesas numa missão empresarial à Colômbia e ao Panamá. Durante a missão, que acontece entre 27 de fevereiro e 3 de março e se divide entre as capitais (Bogotá e cidade do Panamá), as empresas vão contactar com empresas locais, através de reuniões agendadas, e conhecer a realidade dos dois mercados com o objetivo de criar oportunidades de negócio em mercados recetivos aos produtos portugueses.

“O Acordo Comercial entre a UE e a Colômbia inclui liberalizações pautais totais ou parciais e a eliminação de certas barreiras regulamentares, o que permite liberalizar os movimentos de capitais, os investimentos e os mercados de contratos públicos. Já o Panamá, pela multiculturalidade da população, é uma praça financeira em constante crescimento, o que se traduz em oportunidades em setores como as infraestruturas, a construção e o agroalimentar”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.

Esta é a décima missão empresarial organizada pela AEP à Colômbia (a primeira foi em 1998, à Venezuela e à Colômbia, e a última foi em 2020, ao Chile, Colômbia e Peru) e a sétima missão ao Panamá - a primeira foi em 2010 e a última (que juntou República Dominicana, Panamá e Costa Rica) foi em 2021.

A missão empresarial é composta por seis empresas:

ATLANTINIVEL Engenharia e Construção Lda

Comércio a retalho de material de bricolage, equipamento sanitário, ladrilhos e materiais similares

GRANDE PORTO – Indústria e Comércio Alimentar, SA

Comércio por grosso não especializado de produtos alimentares, bebidas e tabaco

MINDOL II - COLCHÕES E ACESSÓRIOS, SA

Fabricação de colchoaria

PORTO RÉCCUA VINHOS SA

Produção de vinhos comuns e licorosos

PROPORÇÃO NÍTIDA UNIPESSOAL, LDA 

Consultoria para os negócios e a gestão

Douros Flavours

Produção de licores e de outras bebidas destiladas

A Colômbia é a 5ª. economia da América Latina, com o consumo privado em contínuo crescimento. Em 2022, a economia cresceu 8% e em 2023 é expetável um crescimento na ordem dos 2%.

O Panamá é um mercado com estabilidade económica, tem uma excelente posição geoestratégica e é, com o Canal do Panamá como eixo principal, um dos principais centros logísticos a nível mundial. Tem uma economia com um bom desempenho, fruto de investimentos importantes do setor público, que estimulam a captação de investimento estrangeiro e de incentivos à criação de novos negócios.