AEP e Pão de Açúcar responsáveis pela maior exportação de Vinho Verde para o Brasil

A AEP - Associação Empresarial de Portugal e a cadeia de distribuição brasileira Pão de Açúcar associaram-se em mais uma ação de promoção de vinho verde no mercado brasileiro, que resultou na exportação de cerca de 200 mil garrafas de vinho, de 13 produtores nacionais, num total de 460 mil euros.

vinhos verdes

Esta ação, organizada pela AEP em parceria com a Opal e a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, constitui a maior exportação registada, de uma só vez, de um tipo de vinho para o mercado brasileiro e resulta do esforço desenvolvido no âmbito do projeto de internacionalização da AEP, "Business On the Way", junto de importadores, distribuidores e escanções brasileiros.

Face ao crescente interesse pelo Vinho Verde no Brasil, e que é neste momento transversal a este País Continental, entendemos ser de interesse do setor vitivinícola português promovermos uma ação em parceria com uma das maiores cadeias de distribuição deste País, o Pão de Açúcar, que tem mais de 2 mil lojas espalhadas pelo Brasil, e que tem uma presença relevante há diversos anos neste mercado.

O modelo, que se desenvolveu em Portugal e no Brasil, proporcionou a prova de Vinhos Verdes portugueses a diversos especialistas do Pão de Açúcar, que durante dois dias comentaram, negociaram e encomendaram.

Para o presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida, «é um facto que cada vez mais consumidores brasileiros conhecem os vinhos portugueses. Apesar da carga fiscal elevada, que acaba por penalizar os nossos vinhos face ao Chile ou à Argentina, este é um processo que merece o esforço e empenho da AEP».

«Acreditamos que esta tipologia de ação deve ser replicada no futuro pelo impacto imediato que tem nas vendas dos produtores nacionais e pela motivação que desperta em todos os agentes económicos», explica o presidente da AEP.

Esta é a segunda vez que a AEP estabelece uma parceria com o Pão de Açúcar. Em julho de 2016, a cadeia brasileira de distribuição importou mais de 100 mil garrafas de vinho português, de sete regiões vitivinícolas e 19 produtores, num negócio avaliado em cerca de 300 mil euros.

O projeto "Business On the Way" desenvolve-se no âmbito do Portugal 2020 e Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos conjuntos – Internacionalização.