FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

AEP, CCIPA e KPMG promovem sessão sobre Angola

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, a CCIPA - Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola e a KPMG organizam, esta quinta-feira, 23 de maio, no Edifício de Serviços da AEP, em Leça da Palmeira, um seminário sobre o mercado de Angola, com o objetivo de estimular o relacionamento económico bilateral e apoiar os empresários portugueses.

angola

No quadro da estratégia de apoio à internacionalização e à diversificação de mercados, o seminário vai abordar alguns dos temas mais relevantes para as empresas com atividade neste mercado africano, entre os quais se destacam as questões fiscais (a nova lei do investimento privado, o repatriamento de capitais, o impacto da introdução do IVA e o acordo para evitar a dupla tributação de rendimentos recentemente assinado) e a importância do relacionamento entre Portugal e Angola para o crescimento económico dos dois países.

Apesar da evolução menos favorável, registada nos últimos anos, em termos de comércio bilateral, Angola assume uma posição de destaque no ranking das exportações portuguesas de bens (em particular para fora da UE) e como país de destino no cômputo global do investimento português no estrangeiro.

A aposta dos angolanos na produção local, não só para o seu mercado, mas também para países vizinhos, pode gerar grandes oportunidades para as empresas portuguesas.

Com o objetivo de reforçar o relacionamento económico e identificar oportunidades de negócio mutuamente vantajosas, a AEP Internacional - através do programa BOW - Business on the Way - já organizou em Angola, individualmente ou através de parcerias com entidades diversas, dezenas de ações, que envolveram largas centenas de empresas, e acolheu inúmeras missões inversas representativas do tecido empresarial angolano. A primeira missão empresarial que a AEP levou a Angola foi em 1999.

Programa Seminário Angola

14h30 Sessão de Abertura

Paulo Nunes de Almeida, Presidente da AEP - Associação Empresarial de Portugal

Carlos Fonseca, Embaixador da República de Angola em Portugal

Vitor Ribeirinho, Vice-Presidente da KPMG

15h00 As questões fiscais do momento no mercado angolano

Gustavo Amaral e Luísa Bento, KPMG

A nova lei do investimento privado

O repatriamento de capitais

O impacto da introdução do IVA

O acordo para evitar a dupla tributação de rendimentos (ADT) recentemente assinado

Moderador: Luís Magalhães KPMG, Head of Tax

15h50 A importância do relacionamento bilateral entre Portugal e Angola para o crescimento económico mútuo

António Silva, Administrador da AICEP

Sandra Maria Pinto Dias dos Santos, Administradora da AIPEX

Moderador: João Traça, Presidente da CCIPA

16h20 Sessão de perguntas e respostas

16h30 Encerramento

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização

16h45 | 18h00 - Sessões temáticas com a KPMG