FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Aceitabilidade de nuggets elaborados com proteína texturizada de soja

Texto: Tatiany Borges Fernandes¹ Jhenyfer de Almeida¹ Sandra Regina Gherardi²

¹Tecnólogas em Alimentos, Graduação em Tecnologia em Alimentos, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

² Docente, Doutora em Ciência Animal, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

O presente trabalho teve por objetivo a elaboração de nuggets à base de proteína texturizada de soja, visando obter um produto com baixo teor de gordura. Foram desenvolvidas duas formulações, para a avaliação do produto, foram realizadas análises físico-químicas de humidade, pH, gordura e proteína, bem como testes de análise sensorial de preferência e aceitabilidade. Os resultados encontrados para humidade e pH estão em concordância com os padrões exigidos pela legislação para empanados tipo nuggets de frango.

O produto desenvolvido apresentou maior teor de proteína e menor teor de gordura total quando comparado ao produto similar existente no mercado. Os testes de análise sensorial realizados para o produto em questão, mostraram que houve preferência significativa ao nível de 5% para a amostra B (sem ovo). Com respeito à aceitabilidade, o produto preferido atingiu índices de 95% de aceitação, mostrando que o mesmo apresenta características que o tornam viável comercialmente.

Com um estilo de vida cada vez mais agitado o consumidor atual tem procurado por produtos que facilitem o seu dia a dia, e que sejam de fácil e rápida preparação. Os produtos empanados têm sido uma alternativa interessante, cuja produção tem vindo a crescer entre os processadores de alimentos.

Continue a ler este artigo na Revista Tecnoalimentar nº30.