FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Abertas candidaturas para 7ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2023

Arrancou o Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2023 que desafia jovens universitários a desenvolverem um produto alimentar eco-inovador, sustentável, com o objetivo de promover a inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar. O período de candidaturas já arrancou e decorre até 24 de maio. Até lá, equipas multidisciplinares, compostas por estudantes e investigadores do sistema tecnológico e científico nacional, podem apresentar as suas propostas de projetos, no site do prémio. Os produtos finalistas serão apresentados numa Competição Nacional, no próximo mês de julho, e o vencedor representará Portugal no concurso europeu.

O produto alimentar a desenvolver deverá ser inovador e sustentável desde o conceito, passando pela formulação, modo de produção, packaging ou até mesmo pela estratégia de marketing e comercial, sem esquecer as dimensões nutricional e sensorial.

Na edição passada, o snack desidratado Handy Rice, feito à base de arroz e yacon (tubérculo com origem nos Andes peruanos e já a ser produzido em Portugal, conhecido devido ao teor muito baixo de calorias e às suas propriedades probióticas), e que resultou do trabalho conjunto de estudantes do Departamento de Comunicação e Arte e do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi o grande vencedor da Competição Nacional e subiu à segunda posição do pódio europeu – juntando-se, assim, ao projeto nacional OrangeBee (um preparado à base de aquafaba), desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro, que foi o grande vencedor da competição europeia em 2020.

Deolinda Silva, Diretora Executiva da PortugalFoods, refere: “As distinções europeias atestam a qualidade das ideias eco-inovadoras apresentadas pelos estudantes portugueses. O Prémio ECOTROPHELIA Portugal, ao criar uma relação entre o sistema científico e tecnológico nacional e a indústria agroalimentar, tem tido o grande mérito de dar palco à criatividade e à visão dos mais jovens, que desafiam o setor com as suas ideias e os seus valores. A sustentabilidade, o ambiente, a inovação, a saúde e o bem-estar são temas prioritários para as novas gerações que olham para a alimentação também como uma forma de mudar o mundo. Essa vontade de transformação é vital para garantir a competitividade da indústria.”

Elevar o conhecimento e reconhecer a capacidade de inovação, o empreendedorismo e a competitividade do setor Agroalimentar nacional é o propósito deste concurso, que procura aproximar as universidades, politécnicos e centros de conhecimento e inovação à indústria, numa lógica de geração de valor e criação de caminhos de futuro para o setor, assentes na sustentabilidade.

Esta será a sétima edição do ECOTROPHELIA em Portugal, organizada desde 2017 pela PortugalFoods e que conta com o apoio de diversas entidades do setor agroalimentar. A nível europeu, este concurso acontece desde 2008, tendo mobilizado mais de 4.000 estudantes e 500 instituições de ensino, resultando no desenvolvimento de mais de 860 produtos alimentares eco-inovadores, dos quais mais de 100 foram industrializados ou comercializados.