FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Smurfit Kappa amplia a sua gama de embalagens Better Planet Packaging com uma solução inovadora para fast food

A Smurfit Kappa, um dos maiores fabricantes integrados de embalagens à base de papel do mundo, com operações na Europa e na América, desenvolveu uma nova solução de embalagem totalmente sustentável para fast food. Uma alternativa sustentável às soluções existentes de plástico de utilização única, denominada Twin Kraft Grease Guard MB12, que já dá resposta às necessidades de sustentabilidade do restaurante de fast food Fresh Post. 

Esta nova embalagem foi fabricada em cartão sólido duplo Kraft da Smurfit Kappa, um monomaterial à base de papel, especificamente desenhado para embalagens aptas para contacto alimentar. Ao integrar a tecnologia MB12, o material reciclável pode absorver óleos minerais, mantendo a segurança dos alimentos e protegendo, ao mesmo tempo, o seu aroma e sabor.

A Twin Kraft Grease Guard MB12 está certificada 100% pelo FSC®, garantia de que a matéria-prima é proveniente de florestas geridas de forma sustentável. Além disso, foi desenvolvida de forma energeticamente eficiente, o que representa uma redução significativa do consumo, tanto de eletricidade como de água, em comparação com outras soluções menos sustentáveis.

Arco Berkenbosch, VP de Inovação e Desenvolvimento da Smurfit Kappa, garantiu que “trabalhamos com os nossos clientes para os ajudar a atingir os seus objetivos de sustentabilidade e apresentar os seus produtos da melhor forma, sem nunca esquecer a sustentabilidade. Esta nova embalagem é outro exemplo dos produtos desenhados dentro da iniciativa Better Planet Packaging, com um grande potencial para transformar o setor. Se todos os fornecedores de comida para levar utilizassem nas suas embalagens materiais à base de papel, como o cartão sólido duplo Kraft, o impacto seria significativo”.

Por sua vez, Jesús Rivas, Business Development & Innovation Manager da Smurfit Kappa Espanha | Portugal | Marrocos, acrescenta que “na Smurfit Kappa, trabalhamos constantemente para oferecer as embalagens que melhor se adaptam aos produtos e cadeias de fornecimento dos nossos clientes. Soluções sustentáveis que servem para surpreender o consumidor, e respeitam ao máximo a higiene e a segurança dos alimentos. Não é em vão que somos o primeiro fabricante de cartão canelado a ter a certificação BRC Packaging de segurança alimentar em todas as nossas fábricas de Espanha e Portugal. Além disso, estas respeitam a filosofia Better Planet Packaging, destinada a desenhar soluções como Twin Kraft Grease Guard MB12, uma alternativa firme a outras menos sustentáveis”.

O cartão duplo Kraft da Smurfit Kappa já obteve um "Prémio de Inovação na Embalagem" nos Prémios PPI 2021 RISI, bem como um "Prémio de Inovação" da Pro Carton em 2020.