FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

A relevância do processo de produção do sorvete de morango na estabilização da cor

morango

Por: Elisabete Coelho, Lisa Barbosa, Cláudia Nunes1, Guido R. Lopes, Sónia Mendo, Tito Gomes, Bernardo Embaixador e Manuel A. Coimbra

Resumo

O sorvete de morango da Beyondleaves é produzido por trituração de morangos fres­cos e adição de xarope de açúcares, sumo de limão, inulina e emulsificante.

Poste­riormente, a mistura é arrefecida com agi­tação até congelar.

Contudo, dependendo da forma como estes ingredientes são adi­cionados, o sorvete pode apresentar um escurecimento superficial, característico de um escurecimento promovido enzimatica­mente.

Por forma a definir uma estratégia que impeça este escurecimento, o sorvete de morango foi elaborado mantendo a mesma receita, usando três procedimentos diferentes.

O contacto direto dos morangos com a acidez do sumo de limão levou a que o sorvete tenha adquirido uma cor mais estável durante o armazenamento no frio (3 semanas) por inibição da atividade das enzimas envolvidas no escurecimento enzi­mático, nomeadamente a polifenoloxidase.

O sorvete é um gelado de água, produzido à base de fruta ou sumo de fruta, sem adi­ção de qualquer fonte de gordura.

Con­trastando com os gelados tradicionais, os sorvetes não contêm leite ou derivados de leite, sendo uma característica importante para consumidores que sofrem de alergias ou intolerâncias, nomeadamente à lac­tose.

Devido ao crescente interesse em ali­mentos funcionais, os sorvetes contendo o polissacarídeo inulina são uma alternativa atraente ao gelado tradicional.

Os sorvetes são sobremesas confeciona­das essencialmente a partir de água e açú­car, tendo um conteúdo mínimo de 25% de fruta. De um modo aproximado, num sor­vete como o de morango, a fruta representa 90% do produto final.

A qualidade da fruta é decisiva para obter sorvetes de boa quali­dade. Os morangos devem ser de tamanho médio, textura firme e cor vermelha intensa.

(Continua)

Nota: Este artigo foi publicado na edição n.º 15 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à nossa edição impressa, contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

Email: marketing@agropress.pt