FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

A Igus e o concurso vector

A Igus e o «extraordinário conceito de fornecimento de energia, merecedor de ouro».

igus

Alguma vez se questionou como conseguem os dados e a energia alcançar o braço de um robô industrial, em segurança? Ou como é possível que as gruas de carregamento de contentores trabalhem, de forma fiável, praticamente 24 horas por dia, durante anos?

Ou como é possível transmitir filmagens em percursos a alta velocidade por centenas de metros, sem interrupções nem vibrações? A solução para todos estes diferentes desafios são os sistemas de calhas articuladas. A fim de encontrar as aplicações mais inovadoras e criativas do mundo, a igus, empresa especializada em motion plastics, abre, de dois em dois anos, as inscrições para o concurso vector, que este ano iniciaram na Motek 2017.

O concurso vector atribui prémios até 5000 euros. Os vencedores serão selecionados por um júri especializado, composto por especialistas nas áreas da ciência, imprensa especializada e outras associações, e serão anunciados na Feira de Hanôver de 2018.

Qualquer pessoa que tenha aplicações inovadoras ou audazes com calhas articuladas está convidado a participar no concurso, independentemente do ramo da indústria.

«Atualmente, estão ainda a ser desenvolvidas aplicações inovadoras e criativas, que envolvem muitas vezes elevadas velocidades ou movimentos rotativos complicados», explica Michael Blase, Responsável dos sistemas de calhas articuladas na igus.

«O concurso é para nós também uma oportunidade única para conhecermos a capacidade dos nossos produtos», acrescenta.

Os concorrentes podem candidatar-se online até dia 23 de fevereiro de 2018 e apresentar ao júri o seu projeto através de uma sucinta descrição do mesmo, assim como fotografias e vídeos.

Para mais informações, aceda aqui.

Para além das condições de participação, encontrará também uma visão geral dos anteriores vencedores e uma variedade de soluções interessantes e criativas, desde o inicio do concurso vector em 2008.

O leque de aplicações abrange desde plataformas elevatórias e instalações de enchimento´às máquinas de retificar e trituradores de pedra.