FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

A gestão dos alergénios através da limpeza

A gestão de alergénios através da limpeza nas indústrias alimentares, láteas, de bebidas e cervejeiras é um controlo essencial para reduzir os riscos para os consumidores vulneráveis através do contato cruzado não intencional de proteínas alergénias com outros produtos. Este processo requer diligência, sensibilização e formação para assegurar que os operadores que realizam atividades de limpeza compreendam a necessidade de uma limpeza eficaz.

Peter Littleton | BSc (Hons) Christeyns Food Hygiene UK MSOFHT, FIFST, MIAFP, FoodSPRAC, ASfAM

DEFINIÇÕES NESTA ÁREA

Pode ocorrer alguma confusão e fusão de termos nesta esfera, para facilidade de compreensão neste documento que iremos utilizar:

VALIDAÇÃO

O processo de validar que algo satisfaz um determinado número de critérios

Um procedimento de limpeza funcionará?

VERIFICAÇÃO

O processo de revisão, inspeção, testagem, entre outros. para estabelecer e documentar que o procedimento vai ao encontro dos critérios

O procedimento de limpeza funcionou?

MONITORIZAÇÃO

Inspeção, folhas de registos

Como foi validado?

CONSIDERAÇÕES DE LIMPEZA

Ao considerar inicialmente a limpeza das superfícies em contato com os alimentos, a primeira consideração é o aspeto da limpeza da superfície. Existe uma hierarquia de limpeza de relativamente fácil de limpar a muito difícil. Aqui a superfície mais fácil de limpar é o aço inoxidável, sendo a mais difícil de remover eficazmente os resíduos de alergénios o pano e a madeira, devido à porosidade da superfície. Em todas as circunstâncias, esta limpeza, combinada com a reação do material de construção a certos tipos químicos, ditará o regime de limpeza que pode ser empregue com sucesso para minimizar o risco do consumidor.

MÉTODOS DE LIMPEZA

A limpeza é uma medida-chave de controlo de alergénios em muitas empresas alimentares, independentemente do setor, e normalmente insere-se numa de quatro categorias:

  • Limpeza a seco.

  • Limpeza completa (frequente/diária).

  • Limpeza intermédia.

  • Limpeza automatizada.

Nota de Redação

Artigo publicado na edição n.º 28 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes contactos:

Telefone 910 641 718

E-mail: redacao@agropress.pt