FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

«A gama de produtos Merlett é atualmente a mais completa do setor»

A Merlett assume-se como líder europeu no mercado das mangueiras de materiais plásticos, destinadas aos setores industriais técnicos, agricultura, indústria alimentar, construção, entre outros. Alberto Regatero Garcia, Diretor Geral da Merlett Ibérica, fala, nesta entrevista da marca, do seu posicionamento e do futuro, sempre com o cliente em primeiro lugar.

Entrevista: Ana Clara | Fotos: Merlett

merlett

TecnoAlimentar: Fale-me um pouco da história da Merlett e como surgiu?

Alberto Regatero Garcia: A nossa empresa remonta a uma história familiar que teve início há 60 anos, quando a família embarcou numa aventura com a capacidade e o compromisso de levar o nome Merlett a todos os continentes. Desde 1952 a empresa renovou-se várias vezes no sentido de estar na vanguarda do mercado, fazendo um longo caminho a partir de uma pequena localidade na Lombardia para chegar ao resto do mundo. Foi graças à iniciativa dos sócios fundadores que a Tecnolastic começou, em Varese, no ano de 1952, com a fabricação de material termoplástico. A empresa começou somente com seis funcionários, mas com a estratégia de reinvestir os benefícios em tecnologia e maquinaria. Este ponto de vista profissonal fez com que, em 1965, a Tecnoplastic ja tivesse mudado e ampliado a sua sede por duas vezes. Para seguir as diretrizes do mercado, a empresa diversificou a sua atividade fundando a Merlett, que na altura era uma empresa totalmente independente. Em 1969 ocorreu a fusão das duas empresas derivando daí a Corporação Merlett Termoplastic. O desenvolvimento da nossa estrutura deu-se através da abertura de várias sucursais com armazéns por toda a Europa, tendo atualmente 12 filiais. A estratégia da Companhia foi sempre, desde o início, oferecer serviço e qualidade ao cliente no mínimo tempo possível. Atualmente, a empresa conta com mais de 400 pessoas na sua equipa, 15 das quais trabalham na Merlett Ibérica, que começou a operar em 2004. Desde o primeiro dia a Merlett apostou numa ampla gama de produtos que pudesse dar resposta a qualquer necessidade da Indústria e fê-lo centrando-se na inovação e qualidade, o que nos leva a lançar constantemente produtos inovadores e exclusivos onde se tem em conta aspetos como a estrutura da mangueira, os materiais utilizados, incluindo as patentes próprias da empresa. Tudo isto é avaliado por um laboratório interno onde se testa cada referência no sentido de assegurar a qualidade.

TA: Gostava que me falasse também da vossa linha principal de atuação – mangueiras e tubos em materiais plásticos para os setores da agricultura e indústria alimentar. Em que é que eles se distinguem de outras ofertas no mercado?

ARG: A nossa estratégia no mercado passa por ter produtos inovadores que melhoram as aplicações existentes, com maior flexibilidade, ausência de odores, melhores prestações de resistência a abrasão e propriedades mecânicas, além e oferecer a maior gama de produto em stock, sempre com a maior qualidade, serviço e garantia dos melhores materiais utilizados.

TA: Que tipo de materiais são usados nestas mangueiras e que tipo de tecnologia usam?

ARG: Os materiais utilizados, adequados e certificados no momento da sua transformação, são um dos pontos fortes da Merlett, qua a partir da produção original exclusiva de PVC também se diversificou na fabricação de PU, PP, EVA e Borracha Termoplástica. A Merlett Tecnoplastic é hoje líder no fabrico de mangueiras técnicas flexíveis de materiais plásticos. Atualmente contamos com três unidades de produção. Em Daverio, a nossa sede de fabricação principal (aproximadamente 43.000 m2), Varano Borghi (aproximadamente 23.000 m2) e Rancate (CH) Novitec, SA (aproximadamente 3.200 m2) – tendo sido comprada em 2007. Contamos também com cerca de 40.000 m2 de armazenamento externo. A estrutura industrial tem aproximadamente 130 linhas de produção, 200 extrusoras e 20 prensas, com a produção diária de aproximadamente 450.000 mts . O total dos quadros é composto por aproximadamente 510 funcionários, incluindo 400 em Itália e o resto nas nossas filiais.

TA: A sustentabilidade é uma das vossas preocupações? Em que medida?

ARG: Atualmente, os problemas ambientais são um grande tema. A Merlett como fabricante líder no mercado de mangueiras flexíveis em materiais plásticos, estamos na vanguarda na redução ao máximo do impacto das nossas ações no meio ambiente. Dessa forma, ajudamos a preservar o nosso ecossistema, sendo um claro objetivo da nossa parte. Sempre sensíveis às questões do meio ambiente, utilizando produtos não prejudiciais para a segurança da saúde humana, a Merlett trabalha diariamente no plano do cumprimento das normas vigentes ao respeito.

(Continua)

Nota: Esta entrevista foi publicada na edição n.º 13 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

Email: marketing@agropress.pt