FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

100 especialistas analisam evolução de biomateriais e embalagens

Iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da Católica-Porto apresenta avanços científicos na área dos biomateriais e das embalagens.

emabalagens

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica – Porto recebe, de 26 a 28 de abril, mais de uma centena de investigadores de todo o mundo que vêm a Portugal analisar os mais recentes avanços científicos na área dos biomateriais e das embalagens.

O encontro acontece no âmbito do MATBIM 2017, conferência internacional que vai já na quarta edição e que se destaca pelo facto de reunir um conjunto alargado de especialistas, que irão partilhar, com a academia e com a indústria, experiências e conhecimentos num ambiente de excelência científica.

A edição deste ano, que decorre no campus Foz da instituição, encontra-se estruturada em quatro grandes áreas: a segurança das embalagens alimentares, os biomateriais usados para aplicações biomédicas, farmacêuticas e têxteis, a sustentabilidade dos biomateriais e embalagens e, ainda, as ferramentas e metodologias utilizadas para o design de materiais e embalagens.

Refira-se, ainda, que o MATBIM 2017 fica marcado pela presença de nomes como o de Frank Welle – do Fraunhofer Institute for Process Engineering and Packaging (Alemanha) –, de Julio San Roman, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Polímeros (Espanha), e de Rafael Auras, da School of Packaging – Michigan State University (USA).

Outros investigadores de mérito reconhecido nesta área científica, nacionais, europeus, da Ásia, EUA e da América do Sul marcarão, também, presença no evento.

Que impacto têm as embalagens no prazo de validade dos alimentos?

O programa do primeiro dia (26 de abril) é dedicado às embalagens, nomeadamente ao impacto que possuem na segurança alimentar e no prazo de validade dos alimentos.

Já o destaque do segundo dia vai para a questão da sustentabilidade e da produção de embalagens a partir de resíduos e de biomateriais. O último dia coloca no centro da discussão o uso biomédico, farmacêutico ou têxtil dos biomateriais.

Refira-se que a conferência se destina, essencialmente, a todos aqueles que se dedicam à investigação nas áreas da segurança e qualidade dos materiais usados nas embalagens alimentares e dos biomateriais para os diversos fins.

Os engenheiros alimentares, os representantes de empresas dedicadas ao desenvolvimento e inovação de produtos ou as entidades de controlo de qualidade são outros dos destinatários do evento.

Mais informações aqui.

Foto: Tetra Pak