FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

1.ª edição da Digital Agrifood Summit Portugal termina com uma excelente participação internacional

Centenas de compradores internacionais de 61 países realizaram reuniões de negócios com as 74 empresas portuguesas que participaram na Cimeira Internacional Agroalimentar Digital (Digital Agrifood Summit Portugal), realizada entre 20 e 23 de janeiro.

Digital Agrifood Summit Portugal

A pioneira feira virtual organizada pelo Portuguese Agrofood Cluster – um consórcio composto pela PortugalFoods, pela Inovcluster, pela Agrocluster do Ribatejo e pela Portugal Fresh e a ViniPortugal – e pela Wines of Portugal, numa importante parceria promocional conjunta que tem demonstrado o grande interesse que os produtos agroalimentares e os vinhos portugueses suscitam a nível internacional.

Vinhos, carne e peixe, queijos e charcutaria, azeites e azeitonas, frutas e legumes, pastelaria fina, cervejas, congelados, temperos, molhos, conservas e um vasto conjunto de produtos de qualidade que encontraram neste evento a sua melhor montra digital.

«Num ano em que a maioria das feiras internacionais foi cancelada ou foi realizada num formato mais reduzido, quisemos proporcionar às nossas empresas exportadoras uma oportunidade acessível e simples de estabelecerem ligações com compradores de todo o mundo», afirmou Amândio Santos, presidente da PortugalFoods e responsável do Portuguese Agrofood Cluster.

«Tem sido uma aposta pioneira, ousada e arriscada, que uniu todo o setor agroalimentar português como nunca tinha acontecido antes. Agora sabemos do que somos capazes e, embora possamos melhorar no futuro, a nossa intenção é manter a dinâmica gerada por este evento para que se torne um acontecimento recorrente no panorama internacional. A Cimeira Internacional Agroalimentar Digital (Digital Agrifood Summit Portugal) faz parte de um plano mais abrangente que o Portuguese Agrofood Cluster pretende implementar, impulsionando o setor na direção de uma real transformação digital», acrescenta Santos.

A organização classifica de forma muito positiva a experiência e estima que o volume de negócios fechados em resultado das reuniões comerciais realizadas através da plataforma terá um grande impacto nas exportações das empresas participantes.